A assistente virtual também será descontinuada em todas as versões do Microsoft Teams nos próximos meses, com o prazo estimado para a “primavera de 2023”.
A Cortana, que já foi um dos recursos mais promissores do Windows, será substituída pelo Windows Copilot. Trata-se de um assistente virtual mais inteligente graças ao uso de inteligência artificial.
Na verdade, o fim da Cortana era esperado desde o anúncio do Windows Copilot em maio deste ano. Porém, na ocasião, a Gigante de Redmond não havia comentado nada a respeito da Cortana.
A descontinuação só foi confirmada no Insider Program, o programa beta do sistema operacional da Microsoft, que retirou primeiro o recurso para os beta testers.
Ao tentar acessar a Cortana no Windows 11, os usuários agora encontram uma mensagem informando que o “aplicativo autônomo foi preterido”. Uma palavra mais chique para descontinuado.
A decisão de encerrar a Cortana não foi a única mudança significativa da Microsoft. A empresa também anunciou um aumento nos preços das assinaturas nos Estados Unidos e está planejando novas estratégias para impulsionar a monetização.