Apple terá que lançar produtos com carregadores USB-C na Europa

#notícias

A Apple terá que lançar seus celulares, tablets e outros produtos com entradas para carregadores USB-C na Europa. A mudança ocorrerá em 2024, após a União Europeia decidir nesta terça-feira (7) que todos os smartphones e tablets terão que usar um carregador comum. 

Além dos produtos da Apple, as autoridades da Europa incluíram outros produtos, como headsets, consoles de videogame e fones de ouvido.

“Um carregador comum é o senso comum para a maioria dos dispositivos eletrônicos que usamos diariamente. Com isso, os consumidores europeus poderão usar um único carregador para todos os seus dispositivos eletrônicos.”,  Disse o Comissário de Mercado Interno da União Europeia, Thierry Breton.

O Parlamento Europeu afirmou que carregadores inutilizados e descartados criam aproximadamente 11 mil toneladas de lixo eletrônico anualmente. No entanto, nada está confirmado, pois o Parlamento Europeu e os 27 países membros da União Europeia precisam assinar o acordo.

Para a Apple, a proposta não foi muito bem-vinda. A empresa afirmou anteriormente que a mudança para carregadores USB-C em seus produtos iria reduzir a inovação.

Na verdade, a mudança iria diminuir o controle da Apple sobre o mercado dos acessórios do iPhone. A Apple obriga os fabricantes de acessório a pagar uma taxa para usar o conector Lighting. Portanto, com a mudança para os carregadores USB-C, a Apple perderia uma boa fatia do seu lucro em acessórios.

Além disso, a Apple, recentemente, lançou iPhones sem carregadores com o objetivo de promover o MagSafe, o sistema de carregamento wireless da companhia.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)