Apple deverá permitir a instalação de apps fora da App Store

#notícias

Mark Gurman, um dos jornalistas mais conceituados a cobrir a Apple, revelou uma informação interessante para os usuários dos dispositivos da Maçã.

Ao que tudo indica, a companhia precisará mudar a sua política de restrição a lojas de apps de terceiros. Para se adequar às leis da União Europeia (UE), a partir de 2024 a Apple deverá permitir a instalação de aplicativos de fora da App Store.

A informação foi publicada originalmente na Bloomberg por “fontes ligadas ao assunto”. 

Ou seja, algum funcionário abriu o bico sob a condição de anonimato. A fonte ainda disse que a Apple permitirá também a instalação de aplicativos em sideload.

Esse método consiste em baixar o aplicativo pelo computador e instalá-lo no celular manualmente. Os usuários de Android já estão acostumados a isso. Afinal de contas, quem nunca baixou um APK na vida, não é mesmo?

A Apple terá até o dia 06 de março de 2024 para se adequar à Lei de Mercados Digitais (DMA, da sigla em inglês). 

Uma das diretrizes dessa lei é que as empresas que atuam como plataformas digitais precisam garantir o “mercado aberto” em seus produtos e serviços.

Esse cenário é algo totalmente novo neste mercado. Desde que a Apple lançou a sua loja de aplicativos, em 2008, que ela dita as regras do jogo. Pelo menos em seu ecossistema.

Ou seja, até hoje usuários de iPhone e iPad não podem baixar apps de fora da App Store. E no caso dos desenvolvedores, eles precisam se sujeitar à elevada taxa de 30% que a Maçã cobra por cada venda in-app.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)