Segundo o órgão regulador, a meta é de que até 2027 a velocidade média da banda larga seja de 1 Gb/s. Além disso, o plano estratégico contempla outras metas, como a disponibilização do 5G SA para mais da metade da população.
Aumentar a velocidade média da banda larga para 1 Gb/s é uma meta bastante ousada. Só para você ter uma ideia, em setembro de 2022, segundo as informações do painel de dados da Anatel, a velocidade média do país é de apenas 239,5 M/s.
Em primeiro lugar aparece o estado de Roraima, com 369,78 Mb/s de velocidade média. Em segundo lugar está o Piauí, com 315,54 Mb/s e em terceiro lugar aparece o estado de Amazonas, com velocidade média de 306 Mb/s.
A Vivo é a operadora com preços mais altos. O plano de 1 GB/s custa R$ 499,99. Um preço bem proibitivo. Já o plano de 600 Mb/s, que já atende a maioria dos usuários, custa apenas R$ 149,99 na maior parte dos estados.
Obviamente que para as operadoras conseguirem entregar maiores velocidades e com preços mais acessíveis, a Anatel precisa oferecer boas condições de operação. Por isso, uma das metas contidas no plano estratégico é expandir a infraestrutura de maneira significativa.