AMD e Intel estão preocupadas com decadência do mercado de PCs

#notícias

Nesta semana, AMD e Intel, duas das maiores fabricantes de processadores e placas de vídeo, demonstraram preocupação com o atual cenário do mercado de PCs.

As vendas de computadores diminuem drasticamente a cada trimestre. E as duas empresas consideram o cenário como delicado, admitindo que há pouca margem para crescimento nos próximos meses.

Depois de explanar a situação para os seus investidores, as ações da AMD na bolsa de valores caíram mais de 2% nesta quarta-feira (3). Isso nada mais é do que um reflexo da preocupação dos acionistas.

Além disso, as previsões da companhia ficaram abaixo do esperado para o terceiro trimestre de 2022. Nos meses de agosto, setembro e outubro, a AMD projeta um volume de vendas entre US$ 6,5 bilhões e US$ 6,9 bilhões. 

A margem de lucro, por sua vez, deve ficar em 54%. Os analistas estimavam um lucro de 54,2%. Portanto, um pouquinho acima das projeções feitas pela AMD.

O CEO da Intel, Par Gelsinger, deu uma entrevista ao Yahoo Finance e disse que o terceiro trimestre de 2022 será o “fundo do poço” para o mercado de PCs. Além disso, o executivo disse que acredita que o mercado de PCs ainda terá uma queda de 10% até o final do ano.

Já no Brasil, o cenário é de crescimento. Em 2020, ano em que a pandemia afetou a economia com mais força, o Brasil teve uma queda de 12,6% na venda de computadores. Mas depois começou a se recuperar.

Já no primeiro trimestre de 2021, o segmento de PCs teve um crescimento de quase 20% no Brasil. Em janeiro de 2022 a tendência de crescimento se manteve e no primeiro trimestre de 2022 houve um crescimento de 6%.

Portanto, em alguns mercados a situação está ruim. Mas em outros países, como no Brasil, a venda de computadores se mantém em alta.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)