Clientes Windows

Nos clientes Windows XP, você encontra o cliente RDP no “Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Comunicações > Conexão de área de trabalho remota”. Por padrão, o programa pede apenas o nome, domínio ou endereço IP do servidor onde se conectar, mas clicando no botão “Opções” você tem acesso a um conjunto mais generoso de opções:

index_html_m6470c104

index_html_m7a0790cc

O default é abrir a conexão em tela cheia e utilizar 16 bits de cor, mas você pode ajustar a resolução, fazendo com que o desktop remoto seja aberto em uma janela na aba “Exibição”. O Terminal Services permite redirecionar o fluxo de áudio da sessão diretamente para o cliente, além de permitir o acesso a impressoras, unidades de disco e dispositivos diversos instalados nas portas seriais do cliente. Continuando, a aba “Programas” permite especificar um programa que será aberto automaticamente ao abrir a conexão (um aplicativo de gerenciamento ou agenda de grupo que deve ser usado por todos os usuários, por exemplo) e a aba “Experiência” permite ajustar opções relacionadas à conexão, desativando animações e a exibição do papel de parede entre outras opções.

O “Conexão de área de trabalho remota” não está disponível no XP Home e no Vista Home Basic. Neles, você pode instalar o Terminal Services Client, disponível no:
http://support.microsoft.com/kb/925876

No caso dos servidores 2003 ou 2008 Server, existe também um serviço de acesso via web, que fica disponível para os clientes através do endereço “http://servidor/tsweb”. Ele é baseado no uso de controles ActiveX, por isso só funciona corretamente no Internet Explorer, o que limita seu uso aos clientes Windows.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X