Login automático

É possível também salvar a senha de acesso do VNC em um arquivo encriptado, no cliente, de forma a automatizar o login. Com isso, você pode criar um ícone no desktop que, quando clicado, abre diretamente a seção do servidor, sem passar pela tela de autenticação.

Esta é a solução ideal se você tem um segundo micro com Windows que deseja acessar via rede através do seu micro principal. Coloque o ícone na barra de inicialização rápida e você tem acesso ao seu segundo micro com apenas um clique.

Para salvar a senha, use o comando “vncpasswd” seguido do arquivo onde a senha será salva, que deve ser executado usando seu login de usuário, como em:

$ vncpasswd ~/.vpasswd

Executado dessa forma, o comando salvará a senha no arquivo “.vnc” dentro do seu diretório home (o “~” é um atalho para ele). Depois de criado o arquivo, você pode especificá-lo ao fazer a conexão usando o parâmetro “-passwd”, como em:

$ xtightvncviewer -passwd ~/.vpasswd 192.168.1.2:0

Você perceberá que ele abre a tela diretamente, sem passar pela janela de login. Falta agora apenas criar o atalho no desktop incluindo o comando de forma a facilitar o acesso. Aproveite também para indicar o algoritmo de compressão preferencial dentro do comando. O “CoRRE” oferece melhores resultados em rede local, já que usa mais banda da rede, porém menos processamento:

xtightvncviewer -encodings CoRRE -passwd ~/.vpasswd 192.168.1.2:0

Com isso, falta apenas fazer com que o VNC senha inicializado automaticamente na máquina Windows. Para isso, ative a opção “Install VNC Service”, disponível dentro da pasta do VNC no iniciar:

index_html_m6b69feeb

Ela faz com que o VNC fique residente na forma de um serviço, e fique disponível dede as fases iniciais do carregamento do sistema. A maior vantagem é que você pode visualizar a tela de login, o que permite deixar a máquina Windows sem monitor e acessá-la unicamente via rede. Para enviar o “Ctrl+Alt+Del” na tela de login, pressione a tecla F8 e use a opção “Sent ctrl+alt+del”:

index_html_134080e6

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X