VMware Tools

Ao usar uma VM com o Windows é importante instalar o VMware Tools, um conjunto de drivers que faz o sistema guest rodar com um melhor desempenho e de forma mais transparente, sobretudo com relação ao vídeo. Isso é necessário, pois, de dentro da máquina virtual, o sistema guest não enxerga o hardware real da sua máquina, mas sim um conjunto de dispositivos virtuais criados por ele. É por isso que você pode usar a mesma VM em vários micros diferentes, sem precisar ficar instalando drivers nem modificando o sistema guest. Ele é especialmente importante se você estiver usando o Windows 98 ou 2000 como guest, pois ambos não possuem drivers para a placa de vídeo virtual do VMware, fazendo com que o vídeo fique a 640×480, sem qualquer tipo de aceleração.

Para instalar, use o “Install VMware Tools” na interface de administração. O VMware simula a inserção de um CD-ROM dentro da máquina virtual, o que (no Windows) faz com que o instalador seja aberto automaticamente dentro da VM:

m63e5831a

Para usar dispositivos USB dentro da máquina virtual, volte à tela inicial e clique no ícone ao lado do de reiniciar. Isso abre um menu com os dispositivos plugados, basta marcar os que quer compartilhar com a VM. Em muitos notebooks, a câmera e/ou o leitor de cartões são internamente ligados ao barramento USB, o que permite que você os compartilhe com a VM, junto com outros periféricos.

m17ed4126

É possível também compartilhar a placa de som com a máquina virtual, o que permite ouvir música e usar programas como o Skype. Para isso, finalize a VM usando o botão de parar e, dentro do menu e comandos, clique no “Add Hardware”. No menu seguinte, clique no “Sound Adapter” e confirme:

m753b2c4

Este mesmo menu pode ser usado para adicionar novos discos virtuais, simulando um PC com vários HDs (uma boa forma de testar a instalação de vários sistemas em dual-boot por exemplo). É possível também adicionar vários CD-ROMs virtuais, indicando várias imagens ISO.

O VMware oferece também um “Setup” para as máquinas virtuais. Ele permite ajustar a ordem de boot, acertar o relógio e algumas outras opções e pode ser acessado pressionando a tecla F2 logo no início do boot. Assim como em um PC real, a opção é mostrada muita rapidamente; para vê-la é preciso reiniciar a VM com a interface de visualização aberta.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X