Entendendo a nova interface

Diferente do antigo VMware Server 1.x, que utilizava uma interface separada, o VMware Server 2.0 é administrado através do próprio navegador, usando uma interface web. você pode inclusive acessá-lo a partir de outros PCs da rede, desde que as portas usadas por ele (a 902, 8222 e 8333) não estejam bloqueadas no firewall.

Para conectar, basta acessar o “https://ip-da-maquina:8333” usando o Firefox. Ao acessar localmente, você pode se conectar através do 127.0.0.1, que é o endereço da interface de loopback. Da primeira vez que tentar se conectar, ele exibe um aviso relacionado ao certificado SSL (que não é gerado durante a instalação e por isso não é reconhecido por nenhuma entidade certificadora). Para continuar, clique no “Ou você pode adicionar uma exceção…” e edicione a exceção para o certificado.

Você pode então se logar usando o login que especificou durante a instalação, ou usando diretamente a conta de root. Se você estiver usando o Ubuntu, vai precisar destravar a conta de root usando o “sudo passwd” antes de poder usá-la.

m5a4adba9

Apesar de ser relativamente pesada, a interface de administração via web facilitou o uso, já que você não precisa mais instalar um cliente separado. Você pode também usar máquinas virtuais criadas em outras versões do VMware, basta copiar a pasta para dentro do diretório definido durante a instalação e usar a opção “Add Virtual Machine to Inventory” do menu de comandos:

6286c87

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X