Uma dica para quem utiliza um smartphone mais parrudo e com um cartão de memória de 4 GB ou mais, é manter os vídeos em resolução VGA. Isso permite que, além de assistir os vídeos no próprio smartphone, você tenha a opção de assistí-los em algum PC disponível por perto, nesse caso usando o smartphone como pendrive.
Outra opção são os aparelhos com saída de TV, como o Nokia N95 e o N79. Embora eles utilizem uma tela QVGA, a saída de TV opera no sistema PAL-M, o que permite assistir vídeos em 640×480, usando o aparelho como uma espécie de video-cassete pós moderno:
N95 ligado a uma TV de plasma de 42″
O conector da saída de TV compartilha o jack de 3.5 mm da saída de áudio (assim como em diversas câmeras digitais), dando origem a um cabo composto. O sinal é analógico, mas acaba sendo satisfatório, já que o vídeo é exibido com uma resolução máxima de 320×240 ou 640×480, de acordo com o aparelho.
Se você usa o S60, uma opção gratuita (porém limitada) ao CorePlayer é o DiVX Player, que é capaz de exibir vídeos no formato xvid. Para baixar, acesse o http://labs.divx.com/MobileCommunity e use o link “Symbian OS S60 3rd Edition”. É necessário fazer um cadastro gratuito para ter acesso ao download, fornecendo um e-mail válido.
Para converter vídeos para o formato do DivX Player no Linux, você pode usar o comando a seguir, onde o “video.avi” é o arquivo que será convertido e o “video-convertido.avi” é o arquivo que será gerado:
bitrate=256 -vf scale=320:240 -o video-convertido.avi video.avi
O DiVX Player não tem um desempenho tão bom quanto o CorePlayer, por isso é necessário usar um bitrate mais baixo ao converter. No exemplo, estou usando bitrate de 256 kbits (bitrate=256), que funciona bem na maioria dos aparelhos, mas você pode testar bitrates maiores até começar a notar perda de frames.
Deixe seu comentário