Gerando os arquivos

Continuando, um exemplo de configuração ao converter os vídeos no Super é usar o avi como container, MPEG-4 como codec de vídeo e MP3 para o áudio. Embora os arquivos resultantes sejam maiores que os comprimidos em H.264, a vantagem é que a conversão é mais rápida e os arquivos gerados são bastante compatíveis:

7ce17e40

Ao clicar no Encode, você poderá escolher entre usar o DIVX, DX50 ou o XVID como renderizador. Entre os três, o XVID é o que gera arquivos menores (porém faz com que a conversão seja mais demorada) e o DX50 é o mais rápido. O “DIVX” corresponde ao formato DIVX original, que pode ser usado se você precisar de compatibilidade com players antigos.

No Linux, você pode fazer uma conversão rápida usando o mencoder. O comando para converter com bitrate de 512 kbps para o vídeo e 128 kbps para o áudio (já que estamos usando MP3) é:

$ mencoder -oac mp3lame -lameopts cbr:br=128 -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4:
vbitrate=512 -ofps 15 -vf scale=320:240 -o video-convertido.avi video.avi

Para manter os frames originais, basta remover a opção “-ofps 15” do comando. Para os vídeos em formato wide, use “scale=320:176” em vez de “scale=320:240”.

Este é um exemplo de script que você pode usar para converter de uma vez todos os arquivos de vídeo dentro de uma pasta (os arquivos convertidos ganham o prefixo “core” e os originais são preservados):

#!/bin/sh
for i in *.avi; do
mencoder -oac mp3lame -lameopts cbr:br=128 -ovc lavc -lavcopts
vcodec=mpeg4:vbitrate=512 -ofps 15 -vf scale=320:240 -o “core-$i” “$i”
done

Graças ao plugin “ffmpeg”, o TCPMP oferece suporte a vídeos no formato H.264, o que permite que ele exiba arquivos formatados para o iPod. Infelizmente, o mesmo não se aplica ao CorePlayer, devido à falta de suporte ao formato AAC.

Em vez de precisar digitar os comandos manualmente, você pode utilizar meu script de conversão, que inclui as opções para gerar vídeos nos formatos mostrados ao longo do tutorial. Ele está disponível no: https://www.hardware.com.br/dicas/converter-video.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X