Continuando, você pode fazer a conversão no Linux usando diretamente o ffmpeg, através do comando a seguir:
-acodec aac -ar 44100 -ab 64 -ac 2 video-convertido.mp4
Este comando inclui os mesmos parâmetros que usamos no Super, porém especificados diretamente na linha de comando. O “-i video.avi” indica o nome do arquivo que será convertido, o “-b 256000” indica o bitrate (que você pode aumentar, caso desejado), o “-r 15” indica o uso de 15 FPS, o “-s 320×240” é a resolução de saída (use 320×176 para vídeos no formato wide), o “-ab 64″ indica o bitrate do áudio” e o “video-convertido.mp4” é o arquivo que será gerado.
Este é um exemplo de script, que você pode usar para simplificar a conversão:
if [ “$2” = “-w” ]; then
hor=”320″; ver=”176″
else
hor=”320″; ver=”240″
fi
echo Convertendo “$1” para “$hor”x”$ver”.
ffmpeg -i $1 -f mp4 -vcodec mpeg4 -b 256000 -r 15 -s
“$hor”x”$ver” -acodec aac -ar 44100 -ab 64 -ac 2 “$1”.mp4
Para usá-lo, basta salvá-lo em um arquivo de texto, marcar a permissão de execução e chamá-lo seguido do nome do arquivo, como em:
Ao converter vídeos no formato widescreen, adicione a opção “-w”, que ajusta a resolução, como em:
Se quiser converter de uma vez todos os vídeos de uma pasta (você pode deixar o micro ligado de madrugada, por exemplo), você pode usar o comando a seguir, dentro da pasta com os arquivos:
Depois de terminado, basta transferir os arquivos para o smartphone. Faça alguns testes usando bitrates diferentes, de forma a ver qual é o máximo suportado pelo seu aparelho e ver a diferença de qualidade entre eles. Do ponto de vista da praticidade, o melhor é sempre converter vários vídeos de uma vez, copiar para o cartão de memória e ir apagando os vídeos no smartphone conforme for assistindo. Quando eles estiverem acabando, é só converter mais uma leva.
Em vez de precisar digitar os comandos manualmente, você pode utilizar meu script de conversão, que inclui as opções para gerar vídeos nos formatos mostrados ao longo do tutorial. Ele está disponível no: https://www.hardware.com.br/dicas/converter-video.html
Um observação é que o pacote do ffmpeg incluído no Ubuntu/Kubuntu (qualquer versão) não inclui suporte a AAC, devido a questões de licenciamento. Nesse caso, a solução mais simples é adicionar o repositório do Medibuntu (que inclui uma versão completa do pacote) e instalar o ffmpeg através dele, como explicado no: https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu
Deixe seu comentário