Gerando arquivos para o RealPlayer

Os aparelhos baseados no S60 são famosos pelo fraco suporte a formatos de vídeo. O principal motivo disso é a insistência da Nokia em fornecer apenas o RealPlayer como player de mídia.

Ao utilizar o Windows, você tem a opção de converter os vídeos utilizando o próprio PC Suite, que, nas versões recentes, faz par com o Nokia Video Manager. Ele é capaz de converter e transferir os vídeos automaticamente (desde que você tenha os codecs necessários instalados), mas é pesado, possui uma interface muito ruim, é muito propenso a erros (muitas vezes ele sequer detecta corretamente o formato do vídeo, recusando-se a iniciar a conversão, ou gerando um arquivo inválido no final do processo), além de não permitir ajustar as opções de conversão, limitando-se a oferecer três opções de qualidade.

61d46809

Uma alternativa bastante popular é o SmartMovie, disponível no http://www.lonelycatgames.com/?app=smartmovie. Ele é composto por um conversor, instalado no PC e um player próprio, instalado no smartphone. Ele faz um bom trabalho em converter os vídeos, escolhendo automaticamente as melhores configurações para cada aparelho, além de ser bastante simples de usar. As desvantagens são que ele custa 22 euros e o aplicativo conversor roda apenas sobre o Windows. Vamos então às dicas de como converter diretamente os vídeos para o formato do RealPlayer e assistí-los sem precisar colocar a mão no bolso.

As versões antigas do RealPlayer eram bastante limitadas, mas a partir da versão S60.31 (usada a partir dos aparelhos com o S60 3ed., Feature Pack 1, como o E51, E61, N81, N95 e o 6120 Classic) ele ganhou suporte a mais formatos de vídeo e se tornou um player utilizável, exibindo vídeos no formato mpeg4/H-264 (com áudio no formato AAC) e uma resolução compatível com a resolução da tela.

Não existe qualquer limitação com relação à duração dos vídeos (o único limite é o espaço no cartão de memória), de forma que você pode transferir séries ou filmes inteiros. Uma dica é que você pode usar uma placa de captura para gravar programas da TV (usando o PC) e transferí-los para o smartphone para assistí-los quando tiver tempo. Os 2 ou 4 GB do cartão podem não ser suficientes para salvar suas músicas e ainda deixar espaço para os vídeos, mas nada impede que você tenha dois ou mais cartões e alterne entre eles.

À primeira vista, parece que o Real Player não oferece as funções básicas de avançar e retroceder (já que elas não estão disponíveis em nenhum lugar da interface), mas, na verdade, basta usar as teclas para cima e para baixo do direcional, mantendo-as pressionadas por mais de um segundo. Você pode também alterar a orientação da tela (chaveando para o modo landscape), pressionando a tecla 2:

m4201577

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X