O PlayOnLinux é outro facilitador para o Wine, bastante popular. Ele oferece um conjunto de scripts escritos em Bash e Python para automatizar a instalação de jogos 3D.
Os jogos são possivelmente o uso mais comum para o Wine atualmente, o que explica tantos títulos estarem listados dentro das listas Platinum e Gold do http://appdb.winehq.org/. Jogos como o Warcraft III, Counter Strike, World of Warcraft, Diablo II, EVE Online, Guild Wars, etc. são suportados pelo Wine há bastante tempo e rodam diretamente na maioria dos casos, demandando apenas ajustes menores para solucionar problemas de estabilidade.
O PlayOnLinux leva a ideia adiante, criando uma lista de jogos e aplicativos suportados, que podem ser instalados de forma simples. A página do projeto é a http://www.playonlinux.com, onde estão disponíveis pacotes para várias distribuições, incluindo o Debian, Ubuntu, Fedora, OpenSUSE e Mandriva e outros.
Ao instalar, você tem a opção de adicionar o repositório e fazer a instalação “do jeito certo”, ou simplesmente baixar o pacote e instalar manualmente, usando o “dpkg -i” ou o “rpm -Uvh”. Caso opte pela instalação manual no Debian ou no Ubuntu, não se esqueça de usar o “apt-get -f install” depois de instalar o pacote, para que ele baixe o pacote “python-wxgtk” e as demais dependências.
Depois de tudo pronto, você pode inicializá-lo usando o comando “playonlinux” ou o ícone no “Iniciar > Jogos”.
A interface é baseada no conceito de gerenciador de pacotes. Ao abrí-lo pela primeira vez, ele consulta o repositório em busca de atualizações para os scripts e prossegue para uma sequência de checagens, verificando se o Wine está instalado, se os diretórios estão configurados corretamente e assim por diante. Ele se oferece também para baixar as fontes do pacote msttcorefonts, que são necessárias para rodar muitos aplicativos.
Concluídas as operações iniciais, basta clicar no botão “Install” para começar a instalar os jogos e outros aplicativos disponíveis na lista. Cada um corresponde a um pequeno script, que se encarrega de executar os passos necessários para instalar o título e fazer os ajustes necessários para rodá-lo sem percalços dentro do Wine:
Um dos truques empregados é criar um diretório de instalação diferente para cada aplicativo (muitas vezes usando também uma versão específica do Wine, onde ele foi testado), utilizando uma configuração diferente para cada um. Isso permite aumentar a compatibilidade (já que cada jogo pode utilizar um conjunto diferente de tweaks e ajustes) e, ao mesmo tempo, isolar as instalações, evitando que problemas na instalação de um dos jogos afetem os demais.
A maioria dos scripts é baseada na instalação através do CD ou DVD de instalação (que deve ser montado da forma usual) mas, no caso dos títulos disponíveis para download, muitos dos scripts são capazes de baixar e instalar automaticamente.
Como é de se esperar, alguns dos scripts não funcionam adequadamente, já que manter tantos scripts e testá-los em diversas distribuições diferentes não é uma tarefa simples. De qualquer maneira, os scripts são em sua maioria bastante simples, permitindo que você verifique os passos executados pelo script e tente localizar o problema. Você pode consultá-los diretamente no: http://www.playonlinux.com/repository/
Deixe seu comentário