O Winetricks é um script que automatiza a instalação de diversos componentes, que ajudam a melhorar a compatibilidade do Wine com aplicativos diversos. Embora a interface não seja muito convidativa, ele é o script de instalação de add-ons para o Wine mais ativamente desenvolvido, sendo também utilizado como backend por outros projetos, como o PlayOnLinux e o Bordeaux, que contribuem de volta com novas funções e melhorias.
Para usá-lo, é necessário ter instalado o pacote “cabextract”, que permite extrair arquivos .cab, o formato utilizado em muitos dos arquivos que são baixados através das opções do Winetricks. Basta instalá-lo usando o gerenciador de pacotes, como em:
Um dos pontos fortes do Winetricks é que ele funciona em qualquer distribuição e em conjunto com qualquer versão atual do Wine, já que ele nada mais é do que um shell-script que se adapta ao ambiente disponível. Para instalá-lo, basta baixar o arquivo disponível no http://www.kegel.com/wine/winetricks, como em:
Em seguida, ative a permissão de execução e rode o script usando seu login de usuário:
$ ./winetricks
Se preferir, copie o arquivo para a pasta “/usr/local/bin/”, para que ele seja reconhecido como um comando de sistema e você possa executá-lo diretamente, sem precisar do “./”.
Quando aberto, o Winetricks exibe uma lista com as opções suportadas. Você pode inclusive marcar várias de uma vez:
Estas mesmas funções podem ser executadas diretamente via linha de comando, passadas como argumentos ao executar o script, como em:
Isso faz com que ele execute todas as funções especificadas sequencialmente, baixando os arquivos, descompactando, executando os instaladores (quando usados) e executando os demais passos necessários para instalar os componentes corretamente:
A lista das opções disponíveis varia de acordo com a versão, já que o Winetricks evolui junto com as versões do Wine, se adaptando às deficiências das versões disponíveis, mas alguns módulos que são tradicionalmente bastante úteis são:
allfonts: Instala todos os pacotes de fontes disponíveis, incluindo as fontes da Microsoft e as da família Liberation. Estas fontes suprem as necessidades da grande maioria dos aplicativos, mas se precisar de outras, basta copiar os arquivos para dentro da pasta “.wine/drive_c/windows/Fonts/” (nas versões recentes do Wine as novas fontes são usadas automaticamente, sem necessidade de passos adicionais).
allcodecs: Instala um pacote de codecs, úteis se pretender instalar players de mídia e aplicativos de conversão.
comctl32 e comctl32.ocx: Estas são bibliotecas do Visual Basic, que são usadas também por instaladores baseados no InstallShield. Em versões antigas do Wine elas eram necessárias para instalar muitos aplicativos, mas nas versões atuais as bibliotecas builtin fazem um bom trabalho, tornando a instalação manual desnecessária na maioria dos casos.
msscript, msxml3, msxml4, msxml6: Suporte ao MS Script e às diferentes versões do MS XML. Estes componentes são utilizados primariamente pelo IE, mas podem ser úteis ao instalar aplicativos que fazem conversão de documentos baseados no XML da Microsoft.
vb3run, vb4run, vb5run e vb6run: Instala as runtimes das diferentes versões do MS Visual Basic, que são necessárias para rodar aplicativos baseados na linguagem. O Wine oferece suporte nativo a muitas das funções, mas a lista é ainda incompleta, por isso muitos aplicativos só rodam ao usar as bibliotecas da Microsoft. Os pacotes não são conflitantes, por isso você pode simplesmente instalar todos em caso de dúvida.
vcrun6, vcrun2003, vcrun2005 e vcrun2008: Incluem as bibliotecas das diferentes versões do MS Visual C++, também usadas por muitos aplicativos.
fakeie6 e gecko: O fakeie6 é um pseudo-pacote, que simplesmente modifica um conjunto de chaves de registro, com o objetivo de enganar os instaladores que se recusam a continuar caso o IE 6 não esteja instalado. O gecko completa o time, ativando o navegador alternativo incluído no Wine, que é utilizado no lugar do IE 6 para renderizar páginas HTML exibidas dentro dos aplicativos.
directx9: Se você pretende rodar jogos 3D, é interessante instalar também o pacote do DirectX, que complementa as chamadas suportadas pelo Wine com um conjunto de DLLs da versão da Microsoft.
Deixe seu comentário