Configuração dos applets

Clicando sobre uma das barras existentes, você verá um menu como o do screenshot a seguir. Aqui você pode adicionar applets à barra de tarefas (relógio, monitor de sistema, lista de janelas, menu, etc.), adicionar atalhos para aplicativos do menu, além de configurar a largura da barra, criar novas barras ou simplesmente deletá-la. A barra em si é apenas um espaço para incluir os applets que você usa:

m7de6b82

Os applets básicos são o “Lista de Janelas”, que corresponde à barra de tarefas, o “Barra de menu”, que corresponde ao conjunto dos menus “Aplicativos”, “Locais” e “Sistema”, a lixeira, o monitor de carga de bateria (ao usar um notebook), o botão “Mostrar área de trabalho” e o relógio.

Além dos applets mais conhecidos, é possível adicionar um conjunto muito grande de outros applets, incluindo monitores de sistema, monitores de rede e modem, utilitários para trocar o layout do teclado e acessórios diversos.

Clicando sobre qualquer um dos componentes adicionados à barra de tarefas você tem acesso a mais um menu, que permite mover ou editar as propriedades. No caso do applet para medir a freqüência do processador, por exemplo, é possível fazer com que seja exibido apenas o ícone (em vez do ícone e o texto), de forma de ele ocupe menos espaço na barra de tarefas. O mesmo vale para o relógio, que pode ser ajustado para mostrar apenas a hora em vez de a hora, a data, a previsão do tempo e a pia da cozinha:

39d62eaf

Outro applet interessante é a gaveta, que permite adicionar sub-menus, contendo ícones adicionais. Ela é bastante prática para agrupar ícones de aplicativos que você usa com freqüência, sem precisar deixar todos visíveis na barra principal. Com a gaveta você pode ter vários ícones no espaço de um:

63797ccc

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X