Dicas de recuperação e solução de problemas

Concluindo, caso o grub seja danificado e o sistema deixe de inicializar, você pode recuperá-lo seguindo as instruções a seguir:

a) Dê boot usando o live-CD do Ubuntu, executando um boot normal do sistema

b) Rode o comando “sudo fdisk -l” para verificar quais são as partições do HD. Verifique qual é a partição do sistema.

c) Monte a partição em uma pasta. Se a partição é a “/dev/sda1”, por exemplo, os comandos seriam: sudo mkdir /mnt/sda1; sudo mount /dev/sda1 /mnt/sda1

d) Use o gerenciador de arquivos para checar o conteúdo da pasta e ver se esta é mesma a partição de instalação do sistema.

e) Reinstale o grub, especificando o diretório onde a partição do sistema foi instalada. Como estamos instalando o grub no gerenciador de boot, especificamos o device do HD (e não da partição). Veja que o comando usa a opção “–root-directory”, que especifica a pasta onde a partição foi montada: sudo grub-install –root-directory=/mnt/sda1 /dev/sda

f) Verifique a saída do comando. Se houver algum erro, verifique os arquivos de configuração para localizar o problema (em geral será alguma entrada personalizada adicionada por você). Verifique se os arquivos não foram perdidos ou corrompidos (você pode restaurá-los a partir de outra máquina, ou do próprio CD caso esteja dando boot na mesma versão do sistema que está instalada).

f) Desmonte a partição e reinicie o micro: sudo umount /mnt/sda1; reboot

Em casos em que você precise restaurar o boot de uma instalação do Windows no HD, que deixou se ser inicializável depois de remover uma distribuição Linux instalada no HD, você pode usar o Lilo para regravar o MBR, removendo o grub e permitindo que o Windows volte a inicializar. Depois de dar boot com o Live-CD do Ubuntu, instale o pacote via apt-get e use o comando “lilo -M”, especificando o device do HD e o parâmetro “MBR” para que ele seja gravado:

$ sudo apt-get update; sudo apt-get install lilo
$ sudo lilo -M /dev/sda mbr

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X