Abandonando o barco

Apesar da evolução do Unity, muitos usuários do Ubuntu continuam preferindo o visual familiar do GNOME 2.x. Para eles existem várias opções.

A primeira é instalar o pacote gnome-panel, que altera a interface do Unity, imitando o look-and-feel do GNOME 2.x, com os mesmos menus configuráveis no topo e base da tela, menu iniciar, barra de tarefas e assim por diante. Ele é um recurso oficialmente suportado dentro do sistema, basta apenas instalar o pacote:

$ sudo apt-get install gnome-panel

Uma vez instalado ele ficará disponível entre as seções na tela de login, permitindo que você o teste com um simples log-out. Ele continua a usar o Compiz, por isso você pode ajustar os efeitos 3D a gosto através do ccsm. É possível até mesmo ativar a barra lateral do Unity dentro do Gnome-Panel, combinando a praticidade de interface clássica com muitos dos recursos do Unity.

A segunda opção é instalar o Cinnamon, o fork do Gnome-Shell desenvolvido pela equipe do Linux-Mint, que combina o back-end do GNOME 3 com a interface do GNOME 3, oferecendo um ambiente atualizado, porém com um visual familiar. Além do Ubuntu, ele pode ser instalado no Fedora, OpenSUSE e várias outras distribuições. Você encontra os endereços dos repositórios bem como as instruções de instalação no: http://cinnamon.linuxmint.com

Para quem gostou do GNOME 3, também é fácil instalá-lo no Ubuntu, já que ele está disponível nos repositórios, juntamente com o KDE e outras interfaces. O GNOME 3 é instalado através do pacote gnome-shell:

$ sudo apt-get install gnome-shell

Instale também o gnome-tweak-tool, que permite ajustar várias opções da interface:

$ sudo apt-get install gnome-tweak-tool

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X