O processo de instalação é moderadamente simples, envolvendo copiar um punhado de arquivos para o cartão de memória, usar o RSDLite para gravar o sistema base e em seguida usar o modo de recuperação para gravar a imagem usando o próprio aparelho. Na primeira instalação você é obrigado a formar o telefone, perdendo todos os dados fora do cartão, mas um vez que estiver rodando o sistema as atualizações podem ser feitas sem perda de dados. Não se esqueça de usar algum software de backup ou de pelo menos sincronizar os contatos com a nuvem antes de continuar.
O primeiro passo é acessar o http://code.google.com/p/shadowmodbr/downloads/list e baixar estes cinco arquivos:
SBF base 2.2.1 (MILESTONE_BASE_2.2.1.zip)
OpenRecovery 1.46 (OpenRecovery_v1_46_SHOLS.zip)
Motorola USB Drivers (USB_Drivers_bit_4.7.1.zip)
RSD Lite 4.6 (RSDLite4.6.zip)
Imagem do ShadowMOD (update-smbr-0.9.12-signed.zip ou mais recente)
Comece instalando os drivers USB da Motorola e o RSD Lite 4.6, que é uma ferramenta da Motorola para desenvolvedores que permite regravar firmwares.
Em seguida, descompacte o OpenRecovery_v1_46_SHOLS.zip e copie tanto a pasta “OpenRecovery/” (e todo seu conteúdo) quanto o arquivo “update.zip” (sem descompactá-lo!) para o diretório raiz do cartão de memória.
Em seguida, copie o arquivo com a imagem do ShadowMod, o update-smbr-0.x.xx-signed.zip, para dentro da pasta /OpenRecovery/updates/ do cartão, também sem descompactá-lo. Você terá então um árvore de arquivos como esta dentro do catão:
/OpenRecovery/(vários arquivos)
/OpenRecovery/updates/update-smbr-0.x.xx-signed.zip
/update.zip
Estes são os três componentes da regravação que será feita nos passos seguintes usando o próprio aparelho. Entretanto, antes de chegar nessa etapa precisamos usar o RDSLite para gravar a imagem do MILESTONE_BASE.
Para isso, comece desligando o telefone. Com ele desligado, pressione simultaneamente os botões de baixar o volume e da câmera e, sem soltá-los, pressione o botão de ligar. Isso o levará à tela preta do Bootloader, a partir do qual o aparelho pode ser reprogramado através da porta USB:
Ligue o cabo USB e aguarde até que o Windows o detecte e instale os drivers. Depois de terminado, abra o RSDLite.
Depois que ele detectar o aparelho (pode demorar um pouco), selecione o arquivo “MILESTONE_BASE_2.2.1.sbf” (clicando no botão “…” no campo Filename) e clique no “Start” para fazer a gravação. Este é o ponto mais crítico da atualização, por isso você não vai querer interrompe-la de forma alguma. Entretanto, como a gravação não altera o bootloader, sempre é possível repetir o processo para terminar a gravação caso ela seja interrompida por falta de luz ou algo similar.
Concluída a gravação, desligue novamente o telefone e desconecte o cabo USB: o restante da atualização é feita no próprio aparelho, usando o modo de recuperação.
Para acessá-lo, mantenha pressionado o botão da câmera (ou a tecla “X” do teclado) e ligue o telefone. Quando ver o ícone do triângulo com a exclamação, solte o botão da câmera e pressione (precisa ser exatamente ao mesmo tempo) o botão de aumentar o volume e o da câmera. Tente algumas vezes até conseguir. Isso o levará ao menu de serviço:
Dentro dele, use o direcional do teclado para selecionar a opção “apply sdcard:update.zip“. e confirme pressionando o botão central.
No menu seguinte, use a opção “Wipe Data/Factory Reset” para limpar as configurações anteriores (você perderá todos os dados fora do cartão de memória). Concluído, selecione a opção “Apply Update” e selecione o arquivo “update-smbr-0.x.xx-signed.zip” para aplicar a atualização. Concluído, use as opções “Go Back” e”Reboot System” para reiniciar.
Com isso a atualização está concluída (depois de fazer algumas vezes você vai conseguir fazer até de olhos fechados). O primeiro boot é bem mais lento que o usual, com a tela de boas vindas do Google, sincronização de contatos e outros passos, mas logo você poderá apreciar a melhor responsividade do Froyo.
Milestone: 850 reais; bateria extra: 40 reais; rodar o Froyo sem depender das atualizações da Motorola: Não tem preço.
Deixe seu comentário