O CoGrOO (Corretor Gramatical para OpenOffice.org) é uma dádiva que só o BrOffice.org tem. Ele é um corretor gramatical acoplável à suíte. Imagine você escrevendo aquele artigo científico para a faculdade, e de repente você se pergunta “Ôche, aqui será que eu devo usar crase ou não?” – bem, com o CoGrOO problemas como esse você não terá mais. O site oficial (http://www.broffice.org/projetos/cogroo) faz uma bela ressalva das diferenças entre corretores gramaticais e ortográficos:
Corretor ortográfico: detecta erros de grafia nas palavras, por exemplo, a palavra “sugeito” com a letra “g”, em vez de “sujeito” com a letra “j”. Além disso, sugere uma medida corretiva para a solução do erro, que é a substituição da palavra grafada incorretamente pela palavra grafada corretamente. O melhor corretor para a língua portuguesa, na vertente brasileira, é o VERO, que já segue o recente Acordo Ortográfico.
Corretor gramatical: detecta erros nas relações entre as palavras, por exemplo, na sentença:
“Os menino estudam demais.”
O corretor gramatical detecta o erro na concordância entre o artigo “os” e o substantivo “menino”. E também sugere uma medida corretiva, como a substituição da palavra “menino” pela mesma palavra flexionada no plural, que é “meninos”. É isso que faz o CoGrOO.
O CoGrOO detecta, dentre muitos tipos de erros gramaticais, os seguintes:
- colocação pronominal;
- concordância nominal;
- concordância entre sujeito e verbo;
- concordância verbal;
- uso de crase;
- regência nominal;
- regência verbal;
- erros comuns da língua portuguesa escrita;
Para instalar, faça o mesmo procedimento que fiz com o DicSin, mas com o seguinte arquivo:
http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/cogroo/CoGrOO-AddOn-3.0.5-bin.oxt
O download também pode ser feito acessando a página:
http://cogroo.sourceforge.net/download/current.html
Vale lembrar q ue, para rodar o CoGrOO, é necessário ter o Sun Java Runtime Environment instalado, a partir da versão 1.5.0. Ele também deve estar ativado – para verificar isso basta ir em Ferramentas > Opções > BrOffice.org > Java, habilitar a opção “Utilizar um JRE…” e marcar a versão mais recente do JRE da Sun:
Usar o CoGrOO não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta digitar uma frase com um erro de concordância, por exemplo, que uma linha azul (similar àquela vermelha usada para sublinhar erros de ortografia) aparecerá debaixo do texto:
Ao clicar com o botão direito do mouse no termo incorreto, o CoGrOO mostrará o que há de errado com a expressão:
Obviamente, no caso o correto seria “Eles vão para lá”. O CoGrOO também pode ser chamado a partir do comando F7, além do habitual “Verificar ortografia e gramática“:
Ah, o CoGrOO indica o erro, e até sugere a solução, mas não explica o motivo? Experimente por o mouse em cima do botão “Explicar“:
Roberto Bechtlufft dá uma nota final sobre o nosso corretor gramatical:
E uma observação sobre o CoGroo: eu uso e ele vive salvando a minha pele, mas vale lembrar que ele ainda tem um defeito: aponta muitos erros que não existem. Isso é chato para a turma mais impaciente, mas para quem não pode deixar passar erro de jeito nenhum é só um pequeno inconveniente.
Portanto meus caros, atenção 😉
Deixe seu comentário