A versão atual do ‘AutoCorreção’ contém mais de 12 mil itens. Conforme o site oficial, além de corrigir vícios como “vc, pq, mto, qdo, vlw, tbm, qquer, flw, blz”, também “termos compostos serão convertidos para a nova ortografia” – por exemplo, ao escrever “infra-estrutura”, automaticamente o termo será alterado para “infraestrutura”. Também os “erros comuns serão automaticamente reparados: asssim, aconteçeu, adevogado, chuver, abrasso, ilário, e outros. Situações com o uso incorreto da crase também estão contempladas.”
Instalação: primeiramente faça o download clicando no link abaixo:
http://www.broffice.org/files/acor_pt-BR-205.zip
E extraia o arquivo. Entre no diretório criado, e copie o arquivo acor_pt-BR.dat para o subdiretório “basis/share/autocorr“, dentro da pasta principal do BrOffice.org. Copie também para, dentro da área do usuário, no subdiretório user/autocorr.
Reinicie o BrOffice.org, inclusive o ‘Iniciador Rápido’ da versão para Windows que fica na barra de tarefas.
Para gerenciar o AutoCorreção, basta (no BrOffice.org) ir em Ferramentas > AutoCorreção:
E, para adicionar uma palavra ao AutoCorreção de forma fácil, basta digitar a palavra incorreta, clicar com o botão direito e ativar a autocorreção desejada:
O amigo Roberto Bechtlufft, após a leitura deste tutorial, me mandou uma dica que fecha esta parte sobre a autocorreção:
Outra dica interessante: você pode criar entradas na lista de autocorreção para que o OO transforme abreviações em palavras maiores que você use com frequência. Por exemplo, pode mandar a lista trocar “incs” por “inconstitucionalissimamente”. Na hora de digitar esse palavrão, é só digitar “incs” e dar um espaço que o OO escreve a palavra toda para você. É bom para palavras que você usa com muita frequência – que tal “M$” por “Microsoft”?
Deixe seu comentário