Suse 9.2 em DVD, uma distribuição e tanto!

Suse 9.2 em DVD, uma distribuição e tanto!
Esta é uma versão voltada para uso em desktops, doméstico ou profissional.

tela

Mas não é só isto não., assim como em versões anteriores, o Suse possui o Yast (Yet Another Setup Tool) que é o configurador padrão do Suse e detecta praticamente todos dispositivos e hardware, incluindo Winmodems, configurando-os quando possível.

Tutorial de Instalação

Coloque o CD, digo, DVD, para rodar (no boot) e aprecie a instalação fácil e rápida deste sistema.

02

Clique em “Installation” e você terá contato com o seu guia, o Yast, para instalação de seu sistema.

Confirme ou altere as opções e clique em Aceitar!

O instalador sempre te sugerirá algo, dando opções. Cabe a você decidir.

A instalação se dá em 2 etapas: ,”Instalação Base” e “Configuração

Instalação Base

Temos algumas configurações a fazer:

Idioma: é só você ir no Yast e instalar o idioma Português Brasileiro e o instalador é atualizado para o português também.

1x

Modo: Depois de escolhido o idioma, ele pergunta qual tipo de instalação será feita: Atualizar, Nova Instalação ou Reparar (que é outra boa ferramenta para qualquer tipo de incoveniente).

4

Então é aconselhável ir para “Nova Instalação“.

5

Sistema: é o que faz a detecção de todos dispositivos de sua máquina: processador, memória, placa de vídeo, placa de som, monitor, HD, modems, placas de rede, saídas USB, mouse, etc. A configuração pode ser salvo em disquete, mas é interessante para se acostumar como componentes de seu computador.

6

Se eventualmente sua placa de vídeo não suportar a instalação gráfica, o sistema abrirá com o mesmo conteúdo, mas da seguinte forma:

05

Particionamento: Pode-se escolher e aceitar as sugestões de particionamento, ou se não satisfeito com a sugestão, ir para o particionamento para usuários experientes, “Partição Customizada“. Para qualquer um deles, pode-se voltar até ter certeza e clicar no “Encerrar“, que grava a tabela de partições.

Você precisa definir qual partição será seu root (/) e qual o sistema de arquivos dela (reiser,fs, ext2, …). Use no mínimo uma partição de 3 a 4GB para a raiz (/). Esta partição deve ser formatada !

7

9

Para que a instalação saia do jeito e tamanho que você quer a sugestão é usar a Partição Customizada sem medo, já que mesmo assim você pode voltar e ter certeza do que está fazendo.

13

No particionamento você deve criar e ou configurar sua partição Swap (/swap). O tamanho ideal para partição da memória swap seria o complemento para 1 GB do total de memória RAM de sua máquina. Por exemplo, se você tem 256 MB de memória física, marque uns 768 para partição de memória swap.

15

Note que onde está a letra “F” ao lado do item tamanho, significa que a respectiva partição vai ser formatada. Se não quiser isto é só selecionar a partição, clicar em “Editar” e retirar o comentário “Formatar“. Aqui você também configura a pasta onde ficarão seus arquivos pessoais e de todos usuários de sua máquina. Reservar de 1 a 2 GB para cada 1 de seus usuários, dependendo da necessidade.

Lembre-se sempre: se for utilizar uma partição /home já existente, selecione a partição, entre no “Editar”, nomeie ela como /home, tenha certeza a sua partição /home não está marcada para formatar e por favor, NÃO FORMATE, senão você perderá todos os seus dados nela.

24

Na tabela abaixo, você pode redimensionar suas partições (para menores) e depois criar uma nova a ser utillizada. (Inclusive redimensionar uma partição Windows)

25

Agora, já feitas, refeitas, dimensionadas ou redimensionadas as partições, siga em frente dizendo Aceitar.

Escolha de pacotes: Pode ser acessada depois de instalado o sistema também. Mais aconselhável é a instalação conjunta do KDE + Gnome, pois independente do gerenciador de janelas a escolher, eles se complementam nas aplicações.

Lembro que normalmente o Gnome é um pouco mais leve que o KDE, mas o KDE é o mais utilizado talvez pela sua intuitividade como interface gráfica. Se possivel instale os 2 e veja qual lhe é mais conveniente.

27

28

Você pode também detalhar os pacotes desejados agora, se quiser. Clique em ‘Seleção detalhada ….‘ e os escolha.

Boot: a instalação padrão do sistema é o Grub. Tentei instalar como Lilo mas não fui bem sucedido.

30

Pode ser instalado na MBR (Master Boot Record) ou na partição desejada.

31

Finalmente a instalação básica está quase no terminando. Clique em Aceitar.

32

Nesta hora será mostrada a licença para produtos da Macromedia (Flash Player). É só concorodar para instalar e utilizar eles.

33

Executar instalação: Os pacotes escolhidos são passados para seu HD!… clique em “Instalar” !

34

Aqui a instalação está sendo feita. Observe ao lado o tamanho e tempo da instalação enquanto os pacotes são gravados no seus computador.

35

Terminando a Instalação Básica e preparando para o Boot inicial

Está é a fase da atualização da instalação do gerenciador do boot na sua máquina.

36

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X