Shared hosting

Um plano de shared hosting é um plano de hospedagem “simples”, onde você tem acesso a uma conta de FTP, ou uma interface web para dar upload dos arquivos do site, tem uma quota de espaço e uma quota máquina de transferência e paga por domínio hospedado. Um mesmo servidor pode hospedar, literalmente, milhares de sites, o que reduz brutalmente os gastos com máquinas e espaço utilizado no datacenter.

Além dos planos de hospedagem gratuita, existem inúmeras opções de hospedagem com quotas generosas de transferência e preços extremamente baixos, incluindo planos “milagrosos”, como no caso de serviços como o http://dreamhost.com/ e o http://www.bluehost.com/:

m41a2e877

Estes planos são possíveis devido ao uso de overselling, onde são vendidos um volume muito maior de planos do que o suportado pela estrutura de hospedagem, partindo da premissa de que apenas alguns dos usuários realmente consumirão todos os recursos oferecidos pelo plano, assim como no caso de serviços como o Gmail.

Afinal, são poucos os sites que possuem mais do que alguns milhares de visitas por dia e atividades com potencial para consumir muita banda, ou espaço em disco, como o uso das contas para armazenar backups, ou a disponibilização de arquivos ISO, softwares, filmes ou material ilegal é proibido pelos termos de uso. Vender mil pacotes com 500 GB de espaço e 5 TB de transferência por US$ 5.95 mensais não é problema se, combinados, todos os usuários forem consumir apenas 2 TB de espaço em disco e usar apenas 50 TB de tráfego, por exemplo.

Em geral, também não existe muita garantia com relação à disponibilidade ou à qualidade do serviço (verifique os termos de uso), o que leva a resultados variados em termos de satisfação dos clientes.

Os planos de shared hosting são uma espécie de produto de consumo dentro dos serviços de hospedagem, já que são planos prontos, onde você precisa apenas dar upload das páginas do site. Você mesmo pode montar uma empresa de hospedagem, utilizando alguns servidores dedicados e conquistar seu espaço oferecendo serviços personalizados.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X