Servidores dedicados

Um servidor dedicado é, como o nome sugere, uma máquina só sua, que, além de hospedar os sites da sua empresa, pode ser usado para fornecer serviços, como servidores virtuais e planos de shared hosting. Com um servidor dedicado e conhecimentos sobre a configuração do Apache, Bind e outros serviços, você pode até mesmo abrir sua própria empresa de hospedagem e prestação de serviços.

Existem várias empresas especializadas neste tipo de serviço, que oferecem desde servidores baratos, por de US$ 80 a US$ 150 mensais, até servidores mais parrudos, de acordo com suas necessidades e seu bolso. Alguns exemplos de empresas de hospedagem com preços competitivos, sediadas no exterior são:

http://theplanet.com
http://www.serverbeach.com
http://www.layeredtech.com

Em qualquer uma delas, você paga usando um cartão de crédito internacional. Os pagamentos são tratados como transferência de fundos e não como compra de produto; por isso, não são cobrados os impostos normais de importação, apenas a conversão do câmbio, a CPMF e os 2.38% de IOF.

Devido à questão das fraldes, muitas empresas passaram a exigir cópias de um documento de identificação e do cartão de crédito usado para o pagamento, por isso não se surpreenda se lhe solicitarem fotos dos documentos antes de concluir o pedido.

Com a popularização dos sistemas de pagamento via web, muitas empresas (como a Layeredtech) passaram a aceitar pagamentos via paypal (http://paypal.com), o que permite assinar o serviço sem precisar expor o número do cartão de crédito.

Temos em seguida as empresas nacionais, que oferecem o diferencial de hospedarem os servidores no Brasil, ligados diretamente aos links das operadoras nacionais. Isso garante que, na maioria dos casos, o acesso aos sites hospedados (para usuários do Brasil) seja melhor, principalmente com relação ao tempo de resposta. Alguns exemplos são:

Os dedicados hospedados no Brasil acabam saindo sempre muito mais caro, como você vai rapidamente perceber ao comparar os planos:

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Pode parecer estranho que os datacenters com melhor custo benefício estejam justamente nos EUA, onde a mão de obra é mais cara, mas a questão principal aqui não é o custo da mão de obra, mas sim o custo dos links. Os links nacionais são muito mais caros, o que prejudica a competitividade de qualquer DC nacional. Com isso, as empresas nacionais são obrigadas a concorrer com base na qualidade do serviço e do suporte, e não tanto em relação aos preços.

Existem ainda empresas brasileiras que locam servidores hospedados no exterior, na maioria dos casos revendendo planos oferecidos pela ThePlanet, ServerBeach ou pela Layeredtech, apenas intermediando os pagamentos e oferecendo alguma camada de suporte. Nesses casos é melhor ir diretamente à fonte, eliminando o atravessador.

Voltando ao assunto principal, ao contratar um dedicado, você recebe um servidor com a distribuição Linux de sua escolha, com dois (ou mais) IP’s válidos e um link rápido, normalmente 10 ou 100 megabits, com opções de links de até um gigabit, dependendo do DC escolhido.

Via de regra, os DC’s são ligados em links muito rápidos, sempre com pelo menos dois links diferentes, de forma a garantir a redundância em caso de problemas com um deles. O início de 2008, a ThePlanet sozinha possui 8 datacenters e links de diversas operadoras, que totalizam 120 gigabits de banda (http://blog.theplanet.com/?s=network). Com o barateamento dos links e o crescimento da Internet de uma forma geral, números como esses tendem a se tornar cada vez mais comuns.

Os links são ligados em roteadores, que os distribuem para os switches onde estão os servidores. Entra aqui a idéia do compartilhamento de recursos: desde que o link principal não esteja saturado, a única limitação fica sendo a velocidade da porta do switch, daí os 10, 100 ou 1000 megabits de link.

Na maioria dos planos, existe uma cota mensal de tráfego, de geralmente 1 ou 2 terabytes, o que é bastante coisa, considerando que 1 terabyte de tráfego mensal equivale a um link de 3.3 megabits, saturado o tempo todo. Para sites de downloads, ou com um tráfego muito grande, existe a opção de pagar por um link “unmetered”, onde não existe restrição de transferência. Nesse caso, são normalmente usados links mais baratos, que resultam em um ping mais alto e downloads mais lentos. Por isso, essa nem sempre é uma boa idéia.

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