Instalando um webmail

Por:
O Squirrelmail é um script de webmail escrito em php, que permite acessar as mensagens de um servidor imap via web. Ele é bem leve, tanto do ponto de vista dos recursos utilizados no servidor, quanto do ponto de vista dos clientes. As páginas geradas pelo webmail são simples páginas html, sem javascript nem nenhum outro recurso especial. Isso o torna um campeão de compatibilidade, principalmente com os navegadores usados em PDAs e browsers antigos.

Para instalar o Squirrelmail você vai precisar do seguinte:

1- Um servidor Postfix (ou outro MTA suportado), com suporte a IMAP, o que inclui basicamente os pacotes “postfix” e “courier-imap”. Siga as instruções anteriores para instalar o servidor de e-mails e criar as contas de usuários.

2- Um servidor Apache, com suporte a PHP4 instalado. Tanto faz usar o Apache 1.3 ou o Apache 2, o Squirrelmail roda em ambos, verifique apenas se o suporte a PHP está realmente instalado e funcionando.

Satisfeitos esses dois pré-requisitos, o Squirrelmail em si é bem simples de instalar. Você tem duas opções. Pode instalá-lo usando o gerenciador de pacotes da sua distribuição ou baixar o arquivo manualmente. A principal vantagem em usar o pacote incluído na distribuição é que a instalação é feita com checagem de dependências, o que é uma segurança a mais contra eventuais barbeiragens na configuração do Postfix ou do Apache.

No Debian, por exemplo, você pode instalá-lo usando o apt-get:

# apt-get install squirrelmail

O Squirrelmail é instalado por padrão dentro da pasta “/usr/share/squirrelmail“, que fica fora da jurisdição do servidor web. Existem várias formas de fazer com que o webmail fique acessível apesar disso. Você pode, por exemplo, criar um link dentro da pasta “/var/www/” apontando para a pasta “/usr/share/squirrelmail”. Mas, uma forma mais elegante de ter o mesmo resultado, é adicionar as duas linhas abaixo no arquivo “/etc/apache2/httpd.conf”:

Alias /webmail “/usr/share/squirrelmail/”
DirectoryIndex index.php

Aqui estamos criando uma pasta virtual “webmail/” no servidor web, que aponta para o arquivo index.php dentro da pasta real.

Ao baixar manualmente, pegue o arquivo no http://www.squirrelmail.org/download.php e copie o conteúdo do arquivo para uma pasta dentro do seu servidor web, como, por exemplo, “/var/www/webmail”; basta descompactar o arquivo, como no caso do phpBB. Não é necessário compilar nada. Opcionalmente, você pode usar a pasta “/usr/share/squirrelmail” e adicionar a entrada do alias no arquivo de configuração do Apache.

Depois de instalar, é preciso fazer a configuração básica do Squirrelmail, usando o utilitário “squirrelmail-configure“. Se você instalou a partir do pacote, pode chamá-lo diretamente (como root) a partir do terminal. Se tiver instalado manualmente, execute o script “configure“, dentro da pasta do Squirrelmail.
index_html_m3279d75c
A configuração mínima inclui:

a) Defina o nome da empresa, logotipo, URL, etc. na opção 1.

b) Defina o domínio do servidor (ex: minhaempresa.com) na opção 2. Se você está configurando um servidor local, sem usar um domínio registrado, mantenha o default.

c) Ainda na opção 2, verifique se as configurações de servidor estão corretas. Elas devem ser:

3. Sendmail or SMTP : SMTP
A. Update IMAP Settings : localhost:143 (other)
B. Update SMTP Settings : localhost:25

O Squirrelmail pode ser configurado para utilizar outros servidores. Você pode usar o Sendmail (ou Qmail) no lugar do Postfix ou utilizar outros servidores IMAP além do Courier. As configurações acima são as que se aplicam no nosso caso, usando o postfix e o courier-imap.

d) Acesse a opção D no menu e indique qual servidor IMAP está utilizando. Lembre-se de que no exemplo estamos usando o Courier. Definir corretamente o servidor usado aqui permite que o Squirrelmail ative uma série de otimizações para cada servidor específico, que melhoram consideravelmente o desempenho. Ao terminar, use a opção S para salvar e Q para sair.

O Squirrelmail não é um serviço, ele é apenas uma aplicação que roda dentro do Apache. Depois de instalar os arquivos, acesse o endereço “http://127.0.0.1/webmail” e você verá a tela de login do Squirrelmail.
ndex_html_m41a4ce8a
Se algo der errado neste ponto, verifique a instalação do Apache, se o suporte a PHP está realmente funcionando (lembre-se de que além de instalar o pacote, é necessário incluir a linha “LoadModule php4_module /usr/lib/apache/1.3/libphp4.so” ou similar no arquivo de configuração do Apache) e se a pasta de instalação, o link ou a entrada no arquivo de configuração para vincular a pasta webmail/ com a pasta onde estão os arquivos estão corretos.

Depois de logado, faça alguns testes, verificando se consegue mandar e-mails para contas em outros servidores e se consegue mandar e-mails de um usuário local para outro. Se o servidor já estiver disponível na internet, experimente enviar um e-mail (a partir de outra conta) para ele, usando inicialmente o endereço IP (ex: joao@200.220.123.32) e depois o nome de domínio registrado (joao@minhaempresa.com).
index_html_m502d988d
Caso a tela de login funcione, mas você tenha problemas ao logar, verifique as permissões de acesso da pasta de instalação do Squirrelmail, veja se ela não está com permissão de leitura apenas para o root. Lembre-se de que na maioria das distribuições o Apache roda sob o usuário “apache” ou “daemon” e não sob o usuário root, o que é inseguro.

Verifique também a configuração do Squirrelmail, veja se o serviço “courier-imap” está realmente inicializado. Observe que no Squirrelmail o login de acesso é apenas o nome do usuário (ex: joao) e não o endereço de e-mail completo. Ao configurar um servidor simples, onde as contas de acesso do sistema são usadas no servidor de e-mail, as senhas também são as mesmas.

Em algumas distribuições, depois de instalar o pacote courier-imap, é necessário rodar o comando “pw2userdb” para que as contas de usuários do sistema sejam corretamente incluídas como logins de acesso no servidor de e-mails. Verifique isso e reinicie o courier-imap novamente.

Uma última pegadinha é que, para que o servidor IMAP funcione, é necessário que exista um diretório chamado “Maildir” dentro do home de cada usuário, onde são armazenadas as mensagens. Este diretório contém uma estrutura própria e é criado usando o comando “maildirmake”. Normalmente ele é criado automaticamente ao instalar os pacotes usados nas distribuições. Mas, em algumas, este procedimento precisa ser feito manualmente. É mais uma coisa que pode dar errado.

Se isso for necessário no seu caso, comece criando o diretório para o seu próprio usuário, ou o que for usar para testar o webmail:

$ maildirmake ~/Maildir

Execute agora o comando que cria a pasta dentro do diretório /etc/skel, de forma que os diretórios home de todos os novos usuários criados daqui em diante já sejam criados com ele:

# maildirmake /etc/skel/Maildir

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X