Sem saco para BBB? Aprenda a bloquear conteúdos sobre o reality no Instagram, Facebook e Twitter

Sem saco para BBB? Aprenda a bloquear conteúdos sobre o reality no Instagram, Facebook e Twitter

Um dos eventos que mais movimentam a internet no primeiro trimestre do ano é o reality show Big Brother Brasil (BBB). Todas as principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter ficam lotadas sobre esse assunto. Pessoas discutindo quem deve ir para o paredão, quem teve uma fala racista ou homofóbica, quem deve ser cancelado… Enfim, essa história a gente já conhece de cor e salteado.

Se você não tem mais nenhum saco para o BBB, vamos te ensinar a como bloquear conteúdos sobre o reality em todas as principais redes sociais da atualidade, a saber: Facebook, Instagram e Twitter. Então vamos lá!

Leia também
Como colocar senha no WhatsApp Web?
Como remover informações pessoais do Google

Bloqueando conteúdos sobre o BBB no Facebook

Infelizmente, o Facebook é a rede social que menos tem recursos para “mutar” determinados conteúdos. Como veremos mais à frente, o Instagram e Twitter permitem esconder comentários e posts com base em palavras-chave. Mas no Facebook isso não é possível.

Bloqueando palavras nos comentários em seu perfil

Um dos recursos que o Facebook oferece é o de bloquear palavras-chave nos comentários de seu perfil. Não é tão eficaz, mas não deixa de ser uma maneira de bloquear conteúdos sobre o BBB. Você pode tentar colocar as palavras “BBB”, “paredão” e o nome dos participantes do programa na lista de palavras bloqueadas. Dessa forma você não veria nenhum comentário com estes termos.

O legal é que o Facebook também bloqueia automaticamente variações da palavra em questão. Por exemplo, se você escolher bloquear a palavra “árvore”, o Facebook vai bloquear também variações como: ÁRVORE, á.r.v.o.r.e, árvor3, arvore e #árvore. E como eu faço para efetuar esse bloqueio? Só seguir este passo a passo:

  • Na parte superior do Facebook, clique na sua foto de perfil para abrir algumas opções;
  • Selecione Configurações e privacidade. Depois, clique em Configurações;
  • No menu à esquerda, clique em Perfil e marcação;
  • Sob Perfil, selecione Ocultar do seu perfil comentários que contenham determinadas palavras;
  • Adicione as palavras-chave que deseja bloquear, separando-as por vírgulas;
  • Se quiser remover somente uma palavra-chave da lista, clique em [x]ao lado dela;
  • Por fim, é só clicar em Salvar.

Ocultando publicações no Facebook

Um outro recurso oferecido pelo Facebook é o de ocultar publicações no feed de notícias. Esse é um trabalho mais manual, no entanto. Sempre que você ver alguma publicação relacionada ao BBB, clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito do post.

Daí você terá as opções de silenciar temporariamente as postagens de uma determinada pessoa, grupo ou página. Além disso, é possível também parar de ver indefinidamente as postagens de uma pessoa, grupo ou página. Essa é uma maneira de, pouco a pouco, ir bloqueando conteúdos sobre o BBB de seu feed de notícias na rede social.

Bloqueando conteúdos sobre o BBB no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas atualmente. E nesse período de BBB simplesmente não param de pipocar publicações em nosso feed e também na aba Explorar. Felizmente, o Instagram oferece mais recursos para conseguirmos bloquear esse tipo de conteúdo. Então siga o passo a passo abaixo:

  • Passo 1. Abra o Instagram em seu smartphone e acesse o seu perfil. Depois clique no botão com três linhas horizontais localizados no canto superior direito da tela;
  • Passo 2. Toque na opção Configurações;
  • Passo 3. Agora toque na opção Privacidade;
  • Passo 4. Toque na opção Palavras ocultas;
  • Passo 5. Desça a tela até ver a subseção Palavras personalizadas para mensagens e comentários. Daí você deve clicar na opção Gerenciar palavras e frases personalizadas;
  • Passo 6. Por fim, na próxima tela, você deve adicionar as palavras que deseja bloquear das mensagens e comentários. 
  • Passo 7. Volte para a tela anterior e na subseção Palavras personalizadas para publicações repita o mesmo procedimento.

Pronto! Dessa forma você consegue bloquear os termos sobre o Big Brother Brasil e eles não aparecerão em postagens, comentários ou mensagens diretas.

Bloqueando conteúdos sobre o BBB no Twitter

Se você usa o Twitter sabe que por lá o tema Big Brother Brasil costuma crescer bastante nesta época do ano. Se não quiser ver nenhum tipo de conteúdo sobre a “casa mais vigiada do Brasil” na rede social do Elon Musk, faça o seguinte procedimento:

  • Passo 1. Acesse o menu de configurações do Twitter. No aplicativo para celular basta tocar em sua foto do perfil. Já na versão web o menu está localizado em uma coluna na parte esquerda da tela;
  • Passo 2. No menu de configurações toque em Mais e depois clique em Configurações e suporte. Em seguida, clique em Configurações e privacidade;
  • Passo 3. Na tela seguinte, clique na opção Privacidade e segurança. Em seguida, acesse a opção Silenciar e bloquear;
  • Passo 4. Note que a plataforma te dá a opção de bloquear e silenciar contas, palavras e notificações. Clique em Palavras silenciadas e depois clique no botão de “+” para começar a incluir palavras como “BBB”, “Big Brother” e “Big Brother Brasil”. A ferramenta ainda te dá a opção de silenciar a palavra da timeline, das notificações e de qualquer usuário da rede social. Escolha a configuração mais adequada e depois clique em Salvar.

Como podemos ver, o Twitter é a rede social que mais oferece ferramentas para filtrarmos o que queremos que apareça na nossa timeline. Se quiser reverter qualquer uma das mudanças, basta percorrer o mesmo caminho.

Bloqueando conteúdos sobre o BBB de toda a internet

Se você não tem mesmo a menor paciência para sequer ouvir falar de BBB, saiba que é possível bloquear esse tipo de conteúdo de qualquer fonte na internet. Para isso, você irá precisar de um plugin para o seu navegador. Aqui eu irei indicar um plugin para o Google Chrome, mas ele também é válido para qualquer navegador que use o motor de renderização Chromium. É o caso do Microsoft Edge, Opera, Vivaldi e outros.

Na Chrome Web Store existem vários plugins que se dispõem a bloquear palavras-chave do navegador. O que irei indicar aqui é o Spoiler Protection 2.0. Ele é capaz de bloquear conteúdos oriundos do Facebook, Twitter, YouTube, resultados de busca do Google e basicamente qualquer página na internet. Aprenda a como usá-lo e configurá-lo logo abaixo:

  • Passo 1. O primeiro passo, obviamente, é acessar a Chrome Web Store e instalar o plugin Spoiler Protection 2.0. Para instalá-lo basta clicar no botão Usar no Chrome;
  • Passo 2. Depois de instalar a extensão, clique no ícone dela e localize o campo Spoiler Keywords. É lá onde você colocará as palavras-chave que deseja bloquear. É só digitar “BBB”, por exemplo, e clicar no botão de “+”;
  • Passo 3. Do lado esquerdo da janela do Spoiler Protection, note que há algumas configurações. Você pode escolher que tipo de conteúdo deseja bloquear, tais como imagens, vídeos, palavras em sites e até mesmo categorias de sites. O plugin coloca uma faixa vermelha sobre o conteúdo. É possível mudar a cor também.

E é isso! Agora, sempre que você se deparar com qualquer tipo de conteúdo relacionado ao BBB, o plugin irá colocar uma faixa vermelha sobre ele. Para desativar, é só clicar no ícone do plugin e desligar os respectivos filtros ou remover as palavras-chave da lista.

E aí? Gostou dessas dicas? Tem alguma outra sugestão sobre como podemos nos livrar dos assuntos relacionados à “casa mais vigiada do Brasil”?

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X