Memória e outras opções

Uma observação importante é que as regras L7 pré-programadas consomem muita memória, o que é um problema nos aparelhos com apenas 8 MB de memória RAM. No caso deles, tente limitar o número de regras e liberar o máximo de memória RAM possível desativando serviços que não forem essenciais. De outra forma, você pode ter problemas de desempenho ou mesmo estabilidade, com o roteador arriando em situações de tráfego intenso. De uma forma geral, é recomendável usar modelos com 16 MB ou mais de RAM (consulte no http://www.dd-wrt.com/site/support/router-database) quando desejar fazer uso intenso das regras de QoS, sobretudo em redes com vários clientes.

Além das regras L7 pré-estabelecidas, Você pode criar novas regras manualmente usando o “Add/Edit Service”, especificando as portas utilizadas pelo aplicativo ou protocolo desejado. Estas regras manuais oferecem a vantagem de não consumirem muita memória RAM, o que as torna uma opção útil nos modelos com apenas 8 MB.

Continuando, temos as regras baseadas em faixas de endereços IP e endereços MAC, que permitem enquadrar máquinas ou faixas específicas. Para enquadrar uma faixa, especifique a faixa (terminando com zero) e a máscara (24). Para enquadrar um único endereço, especifique o endereço com a máscara “0”. Neste exemplo, temos uma rede dividida em duas faixas (192.168.1.x e 192.168.0.x), sendo que o endereço 192.168.1.10 está liberado para navegar sem a aplicação das regras e a faixa 192.168.0.x fica apenas com as sobras da banda, entrando na categoria bulk:

Da mesma forma, você pode criar regras baseadas em endereços MAC, mas só são realmente úteis caso os usuários não tenham muito conhecimento sobre a configuração da rede, já que é fácil modificar o endereço MAC da placa via software.

A terceira opção, “Ethernet Port Priority” é bem útil, já que permite limitar a banda usada por cada porta, permitindo que você segmente a rede, ligando cada faixa a uma porta específica e crie limites de tráfego para cada uma rapidamente. O grande problema é que esta opção está disponível apenas em alguns poucos modelos (basicamente, algumas séries dentro da família WAG54G), o que faz com que o uso seja muito limitado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X