O R600 é o concorrente direto do G80. Ele adota uma arquitetura baseada em shaders unificados e oferece suporte ao DirectX 10 e ao Shader Model 4.0. Internamente, o chip é composto por 320 stream processors, agrupados em 64 clusters (com 5 unidades cada um) e utiliza um barramento com a memória de generosos 512 bits. À primeira vista, pode parecer que o R600 é muito mais poderoso que o G80, já que ele possui apenas 128 stream processors e utiliza um barramento de apenas 384 bits com a memória. Mas, a arquitetura interna dos dois chips é bastante diferente, de forma que a comparação não é tão simples.
Em primeiro lugar, os stream processors usados no R600 são muito mais simples do que os usados no G80 (justamente por isso foi possível incluir um número tão grande deles). Dentro de cada cluster, temos 4 stream processors capazes de processar apenas instruções simples e uma única unidade capaz de processar instruções complexas, diferente da arquitetura usada pela nVidia, onde todos os stream processors podem processar tanto instruções simples quanto instruções complexas. Isso faz com que o desempenho dos dois chips varie muito de acordo com o tipo de instruções predominantemente usadas em cada situação.
Outra questão importante é que as unidades de processamento do G80 trabalham ao dobro ou mais do clock da GPU, enquanto que no R600 eles operam na mesma freqüência do restante do chip. A grande diferença na freqüência de operação acaba revertendo a vantagem que o R600 teria com relação ao processamento bruto e fazendo com que, na maioria das aplicações, o G80 seja mais rápido (considerando duas placas com a GPU operando à mesma freqüência e com o mesmo tipo de memórias). Apesar disso, a ATI conseguiu equilibrar as coisas fazendo com que o R600 atingisse freqüências mais altas e reduzindo os preços.
O R600 original é utilizado na Radeon HD 2900 XT, onde a GPU opera a 743 MHz e utiliza 512 ou 1024 MB de memória GDDR3 a 1.65 GHz, ou GDDR4 a 2.0 GHz). Embora a 2900 XT perca para uma GeForce 8800 Ultra, ela compete bem contra a 8800 GTS, que na época do lançamento custava na mesma faixa de preço que ela. Apesar disso, pode ser que futuras versões do chip, ou mesmo atualizações de drivers mudem a situação radicalmente. Não é incomum que novas versões dos drivers, com otimizações e correções para problemas detectados após o lançamento melhorem o desempenho de uma nova placa em 20% ou mais. É o tipo de coisa que não se pode prever.
Radeon HD 2900 XT
Como esperado, o R600 foi seguido por duas versões de baixo custo. O RV630 é uma versão reduzida, com 120 stream processors e um barramento com a memória de apenas 128 bits. Ele é usado na Radeon HD 2600 Pro (256 MB, GPU a 550 MHz e memória GDDR3 a 1.4 GHz) e na Radeon HD 2600 XT (512 MB, GPU a 800 MHz e memória GDDR4 a 2.2 GHz). Embora o desempenho seja bem inferior ao da 2900 XT, como seria de se esperar, a 2600 Pro oferece como vantagens o fato de ser relativamente barata (em outubro de 2007 ela custava apenas US$ 99, nos EUA) e possuir um consumo elétrico baixo, de pouco mais de 45 watts, cortesia do baixo clock da GPU e da técnica de fabricação de 0.065 micron usada no RV630.
Radeon HD 2600 Pro
Temos ainda o RV610, a versão mais simples, que conserva apenas 40 dos stream processors e utiliza um barramento com a memória de apenas 64 bits. Ele é usado na Radeon HD 2400 Pro (256 MB, GPU a 525 MHz e memória DDR2 a 800 MHz) e na Radeon HD 2400 XT (256 MB, GPU 600 a 700 MHz e memória GDDR3 a 1.0 ou 1.6 GHz). A 2400 Pro é uma placa de baixo custo (apenas US$ 50, nos EUA), que possui inclusive alguns modelos com cooler passivo. Embora o desempenho seja muito ruim (bem menos da metade do da 2600 Pro), ela acabou se tornando popular devido ao preço.
Por serem baseadas na arquitetura do R600, as 2400 são compatíveis com o DirectX 10, mas este não é um fator que deve ser levado em conta nesse caso, pois o desempenho é fraco demais para que você possa se beneficiar das melhorias visuais. No final das contas, você vai acabar jogando a baixas resoluções e com parte dos recursos visuais desativados, seja rodando títulos que usam o DirectX 9, ou o DirectX 10.
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