Como de praxe, o G80 original foi seguido por duas versões reduzidas de baixo custo, o G84 e o G86. Ambos são versões muito reduzidas do chip, que oferecem apenas uma fração do desempenho do G80, o que criou uma discrepância na linha da nVidia, que ficou durante quase um ano sem uma placa de médio desempenho.
O G84 é fabricado usando a mesma técnica de 80 nanômetros, mas ele possui apenas 2 unidades shader unificadas (ou seja, 32 stream processors), o que resulta (a 675 MHz) em um fill-rate de 10800 megatexels. Acompanhando a redução no número de unidades de processamento, o barramento com a memória foi também reduzido, para apenas 128 bits.
GeForce 8600 GT: 32 SPs, 8 ROPs, 256 ou 512 MB de DDR2 ou GDDR3, bus de 128 bits, clocks de 540 MHz (core), 1180 MHz (shaders) e 800 MHz (DDR2) ou 1400 MHz (GDDR3) para a memória. TDP de 47 watts.
GeForce 8600 GTS: 32 SPs, 8 ROPs, 256 ou 512 MB de GDDR3, bus de 128 bits, clocks de 675 MHz (core), 1450 MHz (shaders) e 2000 MHz (memória). TDP de 75 watts.
Como pode imaginar, uma redução tão abrupta na potência de processamento resultou em uma grande confusão com relação às placas, já que partimos de um chip com 128 stream processors na 8800 GTX para um com apenas um quarto da potência bruta na 8600 GTS, apesar da numeração parecida.
O segredo é que apesar das poucas unidades de processamento de shaders, o G84 possui uma proporção maior de unidades de endereçamento e filtragem de texturas, o que faz com que o desempenho em jogos DirectX 9 (que não dependem tanto do processamento de shaders) seja proporcionalmente mais alto que em títulos DirectX 10. Ele possui 8 ROPs funcionais, ou seja, 2/5 das 20 disponíveis na 8800 GTS.
Como ao contrário do que esperava a nVidia, o DirectX 10 acabou recebendo uma fraca recepção, o desempenho das 8600 em situações reais acabou não sendo tão baixo assim, desde que você se limite a usar resoluções de no máximo 1280×1024 e não ative o uso de antialiasing.
Se o processador não for um limitante, a 8600 GTS é capaz de exibir uma média de 53 FPS no Prey a 1280×1024 (sem AA) e 34 FPS no Elder Scrolls IV a 1024×768 com qualidade máxima, o que em ambos os casos é mais de 50% do FPS de uma 8800 GTS. Entretanto, ao ativar o antialiasing o maior poder bruto da 8800 GTS se manifesta e a diferença cresce rapidamente.
Temos ainda o G86, usado nas placas mais baratas dentro da família, que conserva apenas uma única unidade shader unificada (um oitavo do original, com 16 stream processors) e utiliza um barramento com a memória de 128 bits ou 64 bits, de acordo com a placa onde é usado. Ele foi o “fuscão” dentro da linha, usados nas placas que eram compradas apenas pelos desavisados, ou por quem queria apenas uma placa offboard barata e de baixo consumo para tarefas básicas.
GeForce 8500 GT: 16 SPs, 4 ROPs, 256 ou 512 MB de DDR2, bus de 128 bits, clocks de 450 MHz (core), 900 MHz (shaders) e 800 MHz (memória). TDP de 45 watts.
GeForce 8400 GS: 16 SPs, 4 ROPs, 128, 256 ou 512 MB de DDR2, bus de 64 bits, clocks de 450 MHz (core), 900 MHz (shaders) e 800 MHz (memória). TDP de 40 watts.
Como pode ver, a grande diferença entre as duas é que a 8500 GT utiliza um barramento com a memória de 128 bits, enquanto a 8400 GS usa um barramento de 64 bits, o que reduz de forma expressiva o desempenho, mas em troca também torna a placa mais barata de se produzir. De uma forma geral, a 8500 GT compete com a antiga 7300 GT em desempenho (ou seja, não espere muito).
O chip G86 e os módulos de memória em uma GeForce 8400 GS (com o cooler removido)
Embora o desempenho 3D seja muito fraco, elas conservam os recursos de aceleração de vídeo, suporte a dois monitores e suporte a HDCP (sinal digital ao assistir filmes em Blu-ray), o que faz com que elas fossem uma opção barata para estações de trabalho e media-centers, onde o desempenho 3D não é tão importante. Além do custo, a principal vantagem nesse caso é o baixo consumo elétrico.
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