R600 e a Radeon HD 2xxx

O R600 foi o concorrente direto do G80. Ele foi o primeiro chipset da ATI a adotar uma arquitetura baseada em shaders unificados, com suporte suporte ao DirectX 10 e ao Shader Model 4.0 e deu combate às GeForce 8xxx e 9xxx ao longo de 2007 e 2008, até ser finalmente substituído pelas placas da família 4xxx.

Internamente, o chip é composto por 320 unidades de processamento, agrupados em 64 clusters (com 5 unidades cada um) e utiliza um barramento com a memória de generosos 512 bits.

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À primeira vista, pode parecer que o R600 é muito mais poderoso que o G80, já que ele possui apenas 128 stream processors e utiliza um barramento de apenas 384 bits com a memória, mas a arquitetura interna dos dois chips é bastante diferente, de forma que a comparação não é tão simples.

Em primeiro lugar, as unidades de processamento usadas no R600 são muito mais simples do que os stream processors usados no G80 e justamente por isso eles estão presentes em um número tão maior. Dentro de cada cluster, temos 4 stream processors capazes de processar apenas instruções simples e uma única unidade capaz de processar instruções complexas, diferente da arquitetura usada pela nVidia, onde todos os stream processors podem processar tanto instruções simples quanto instruções complexas. Isso faz com que o desempenho dos dois chips varie muito de acordo com o tipo de instruções predominantemente usadas em cada situação.

Outra questão importante é que as unidades de processamento do G80 trabalham ao dobro ou mais do clock da GPU, enquanto que no R600 eles operam na mesma frequência do restante do chip. A grande diferença na frequência de operação acaba revertendo a vantagem que o R600 teria com relação ao processamento bruto e fazendo com que, na maioria das aplicações, o G80 seja mais rápido (considerando duas placas com a GPU operando à mesma frequência e com o mesmo tipo de memórias). Apesar disso, a ATI conseguiu equilibrar as coisas fazendo com que o R600 atingisse frequências mais altas e reduzindo os preços.

O R600 original foi utilizado na Radeon HD 2900 XT, onde a GPU opera a 743 MHz e utiliza 512 ou 1024 MB de memória GDDR3 a 1.65 GHz, ou GDDR4 a 2.0 GHz. Embora a 2900 XT perca para uma GeForce 8800 Ultra, ela compete bem contra a 8800 GTS, que na época do lançamento custava na mesma faixa de preço que ela.

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Radeon HD 2900 XT e o R600

Como esperado, o R600 foi seguido por duas versões de baixo custo. O RV630 é uma versão reduzida, com 120 stream processors e um barramento com a memória de apenas 128 bits. Ele foi usado na Radeon HD 2600 Pro (256 MB, GPU a 550 MHz e memória GDDR3 a 1.4 GHz) e na Radeon HD 2600 XT (512 MB, GPU a 800 MHz e memória GDDR4 a 2.2 GHz).

Embora o desempenho fosse bem inferior ao da 2900 XT, a 2600 Pro oferecia como vantagens o fato de ser relativamente barata (no final de 2007 ela era vendida por apenas US$ 99, nos EUA) e possuir um consumo elétrico baixo, de pouco mais de 45 watts, cortesia do baixo clock da GPU e da técnica de fabricação de 0.065 micron usada no RV630.

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Radeon HD 2600 Pro

Temos ainda o RV610, a versão mais simples, que conserva apenas 40 dos stream processors e utiliza um barramento com a memória de apenas 64 bits. Ele foi usado na Radeon HD 2400 Pro (256 MB, GPU a 525 MHz e memória DDR2 a 800 MHz) e na Radeon HD 2400 XT (256 MB, GPU a 700 MHz e memória GDDR3 a 1.0 ou 1.6 GHz).

A 2400 Pro é uma placa de baixo custo (custava apenas US$ 50 na época de lançamento, nos EUA), que possui inclusive alguns modelos com cooler passivo. Embora o desempenho seja muito ruim (bem menos da metade do da 2600 Pro), ela acabou se tornando popular devido ao preço.

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