Programação: Personalizando e recompilando o Mep Texto Open

Programação: Personalizando e recompilando o Mep Texto Open
O Mep Texto é um editor de textos puro para Windows, que comecei a desenvolver (em Delphi) no final de 2004. A idéia era – e é! – ser um editor de textos puro, sem formatação, o famoso “.txt”, mas que deixe o Bloco de notas comendo poeira. Aos poucos ele foi evoluindo, com a inclusão de novos recursos e componentes: coloração de sintaxe para diversas linguagens, backup paranóico, inserção prática de textos e frases muito usados pelo usuário, temas visuais… Um programa essencial para muitos, não tão conhecido, é claro, mas quem vê normalmente gosta. Enquanto escrevo ele está na versão 5.0 beta 3 (junho de 2007), mas havia uma questão: era freeware, mas de código-fonte fechado. Fiquei surpreso e feliz ao vê-lo rodar no Linux, usando o Wine, praticamente sem grandes problemas. Agora pode ser usado no lugar do KEdit ou GEdit, para mim e para quem quiser, é claro. Isso devido às facilidades, atalhos e recursos. Então dei vida a uma idéia um pouco antiga mas que eu ficava com um pé atrás: liberar o código fonte! Assim sendo, tem agora o Mep Texto Open, licenciado sob a GPL v.2. Numerei-o como a versão 1.0 Open, baseado no Mep Texto 5. Continuarei paralelamente com o projeto de código fechado, pelo menos por um tempo, inclusive devido o uso de skins e componentes de terceiros, que são fechados. Mas o Open está aí, pronto para ser personalizado, melhorado, quem sabe até traduzido e/ou portado para o Linux (coisa que não tenho condições hoje de fazer sozinho). Todos têm a ganhar com a abertura, então para quem programa em Delphi (ou Kylix, ou tem noções de Pascal…) escrevi este artigo, dando orientações de como personalizá-lo. Veja a cara da versão Open:
index_html_2852fe86
Comecei ele em Delphi 4, depois passei para o 7, e a volta é praticamente irreversível. Compilo hoje sob o Delphi 7, não testei nas versões superiores, então não posso garantir nada. Tanto em versões mais novas como mais antigas do Delphi, a maior dificuldade pode ser com a falta de suporte dos componentes, e não com o código do programa em si.

Ingredientes, para poder modificá-lo:

  • Ter o Borland Delphi 7 instalado, é claro!
  • Ter noções de Delphi ou outra linguagem de programação, este texto não é para iniciantes nem para usuários finais 🙂 Todavia não desanime, fuçar no código fonte de programas é um ótimo meio de aprendizagem! Estarei abordando de forma a deixar pronto para qualquer um sair modificando, mesmo que nunca tenha mexido com programação antes; sugiro, no entanto, estudar alguma coisa da linguagem Pascal / Delphi, senão você terá grandes barreiras e dificuldades, por desconhecer a sintaxe e funções básicas da linguagem.
  • Instalar os componentes para Delphi fornecidos com o pacote do código fonte.

Você pode baixar tanto o programa pronto (para usuários finais) como o código-fonte e os componentes usados, em:

http://www.mephost.com/software/meptexto

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X