Personalização e outros serviços

O OpenDNS inclui ainda outros diversos serviços interessantes, que veremos agora, incluindo os de personalização de páginas. Ainda na aba “Settings” do Dashboard, clique, na coluna lateral esquerda, em “Customization”. Lhe aparecerá a tela:

06

Se você se lembra da introdução, quando um usuário digita alguma página incorreta, e esta não é redirecionada automaticamente ao endereço certo, o usuário cai no “OpenDNS Guide”:

ex

Veja que a primeira opção permite a troca do logotipo mostrado nesta guia:

07

A imagem pode ser GIF, JPG, PNG ou BMP, e ter 125 x 70 pixels, sendo que as imagens são automaticamente convertidas para JPG, caso sejam carregadas em outros formatos.

Mais abaixo, podemos personalizar a explicação desta página, em “Guide Page”:

08

Rolando mais abaixo, outro item interessante: a personalização da página de bloqueio de sites e domínios, que vimos anteriormente:

09

Lembre-se de manter a tag [DOMAIN] Nos textos que são apresentados, pois são substituídos pelo domínio em questão. Onde está ” – “, digite algum nome que deseja.

Logo depois temos a página de bloqueio de Phishing, os sites fraudulentos, e o importante botão que aplica as configurações:

10

Finalizada esta parte, clique em “Stats and logs”:

11

Veja que aqui é possível ativar os logs (registros e gráficos estatísticos) e excluir todos os dados gravados. Primeiro, para ativar as estatísticas, ative a opção “Enable stats and logs”, e clique em “Apply”.

Para excluir todos os dados seus gravados pela OpenDNS, inclusive os registros de número IP, clique em “Purge my data”. Todas as estatísticas também serão perdidas.

12

Vamos para o próximo e último item da coluna, o “Advanced Settings”:

13

A primeira parte da página é sobre o SmartCache, uma tecnologia proprietária da OpenDNS que permite o redirecionamento para o último IP funcional de uma página da Web, quando esta fica indisponível. Recomendo deixar ativo (padrão).

A segunda, como já configuramos quando adicionamos nossa rede, permite a atualização dos números IPs dinâmicos:

14

Logo abaixo, temos o “Domain Typos”. Nesta seção, o “Enable typo correction” permite o redirecionamento automático de sites que foram digitados errado. Por exemplo, se digito google.cmo, o OpenDNS automaticamente redirecionará para google.com. Já a segunda opção permite o redirecionamento automático de domínios .cm para .com, exceto quando o site for registrado propositalmente com o domínio .cm.

O segundo item “Suspicious Respondes”, permite o bloqueio de determinadas respostas DNS contendo os endereços IP listados no RFC1918, prevenindo ataques do tipo “DNS Rebinding”.

15

Os dois últimos itens da página inclui o “Network Shortcuts”, permite a configuração de atalhos para alguns sites, como ao digitar “goo” na barra de endereços, ser redirecionado para o google.com. O segundo subitem permite a criação de um proxy simples do OpenDNS, tendo assim maior garantia de que os atalhos funcionarão; mas em compensação, um pouco de sua privacidade é perdida.

Abaixo temos o “Malware/Botnet Protection”, que bloqueia alguns vírus e exploits, como o Conficker, através do bloqueio de sites infectantes. Por último, temos o botão “Apply” (ou “cancel”) desta página:

16

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X