Bloqueando domínios

A partir de agora, toda a configuração que você fizer no painel de controle do OpenDNS, via web, será aplicado à sua rede ou computador. Voltemos então “Dashboard” do OpenDNS. Vá até a aba “Settings”, e clique no número IP da sua rede, para podermos efetuar as alterações nas configurações. Ao clicar no número IP, a seguinte tela, “Content Filtering”, lhe será apresentada:

01

Veja que esta primeira tela é uma das mais importantes do OpenDNS. É onde podemos bloquear os domínios e habilitar as “blacklists”, as “listas negras” de sites e domínios bloqueados, tudo separado por categoria. Aqui em casa optei pela “Moderate”, que bloqueia tudo o que é impróprio, como propagandas, pornografia, discriminação, etc., mas deixa ainda em aberto as redes sociais, sites de vídeo e outros:

02

Ao clicar em “View”, você vê as categorias que são bloqueadas por aquele nível de filtragem. Já em “Custom”, você personaliza as categorias bloqueadas, baseando-se naquela selecionada:

03

Veja que as categorias são muitas; basta selecionar e clicar em “Apply” que em 3 minutos já surtirá efeito a seleção. Assim, você bloqueia um grupo de sites pré-selecionado pela OpenDNS, mas alguns outros sites mais particulares obviamente não são bloqueados, especialmente os regionalizados (brasileiros). Para isso, role a página mais abaixo, e veja a outra ferramenta:

04

Para bloquear um domínio, selecione “Always block”, digite o domínio e clique em “Add Domain”. Caso queira adicionar uma exceção à regra, um site que nunca seja bloqueado, selecione “Never block”, digite o domínio e clique em “Add Domain”, como fiz no exemplo acima. Em 3 minutos já terão efeito as configurações.

Se alguém na sua rede ou computador tentar acessar um site bloqueado, seja pela adição manual, seja pela filtragem da lista, será mostrado ao usuário uma tela similar à esta, “sem choro nem vela”:

05

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X