Configurando a atualização automática do IP: Windows e Mac

Como dito na página anterior, a grande maioria dos serviços de Internet no Brasil, como o Speedy e a NET, fornecem IP dinâmico, ou seja, seu número IP, aquele que é seu “RG” na Internet, muda a cada vez que você se conecta (com um intervalo de mais de 2 minutos entre a desconexão e a nova conexão). Isso significa que o OpenDNS fica ‘perdido’: para associar sua conta e suas configurações (como bloqueio e filtragem de domínios) à sua rede, o OpenDNS precisa saber do seu IP constantemente. Uma forma de se fazer isso é entrar na página do OpenDNS, e na aba “Settings” do painel, clicar no ícone “Atualizar” toda vez que você se conectar à Internet:

ex

Mas como isso é um verdadeiro incômodo, vamos aprender a configurar isso automaticamente.

Windows e Mac

Para o Windows e o Mac OS X, há um cliente desenvolvido pela própria OpenDNS, que trabalha “escondidinho” em seu computador, atualizando o seu número IP junto ao serviço. Para baixar, vá até a página:

http://www.opendns.com/support/dynamic_ip_downloads/

E baixe o cliente correspondente ao seu sistema operacional. E ah, não se esqueça de instalar; o procedimento é simples, pois a instalação é do tipo “genérica” (no Windows: Avançar, Avançar, Avançar, Concluído).

Como o a configuração dos clientes para Mac e Windows são similares, e não encontrei documentação sobre o primeiro, e nem tenho um Mac aqui em casa, vou ilustrar aqui apenas a configuração do cliente no Windows. Mas usuários de Mac: relaxem, é similar e bem simples as instruções.

Vamos lá: na primeira vez que o cliente é executado, é mostrado uma tela pedindo para inserir o usuário e a senha da conta criada. Insira e prossiga, clicando no botão “Sign In”:

20

Na próxima tela, são exibidas um resumo das informações:

21

Se quiser forçar uma atualização do número IP para a OpenDNS, clique em “Update now”. Caso queira efetuar alguma configuração extra, clique em “Settings”:

22

Nesta janela, a primeira opção, “Send Dns-O-Matic updates” serve para atualizar o seu número IP junto ao serviço Dns-O-Matic, um braço da OpenDNS que atualiza numa tacada só vários serviços, como o No-IP e o DynDNS; “Run Hidden” permite ao aplicativo ser executado de forma oculta, inclusive sem ícone na bandeja; “Don’t notify me about errors” não deixa o programa te perturbar caso algum erro ocorra; e “Disable sending IP updatres” desabilita o envio automático do número IP. Basta selecionar o que quiser e dar “OK”.

Note que, na configuração padrão, o cliente possui um ícone na bandeja do sistema, com um menu acessível através do botão direito do mouse:

23

Todas as outras opções você já conhece, exceto “IP updates history”, que lhe mostra o histórico dos IPs registrados:

24

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X