Com a configuração feita anteriormente, seu computador passará a utilizar o OpenDNS como serviço de resolução de DNS. Entretanto, como dito na introdução do tutorial, ainda resta muito a explorar dos serviços oferecidos, como a filtragem e o bloqueio de domínios. Mas, para isso, temos que ainda executar alguns passos, e o primeiro deles é a criação de uma conta gratuita no site da OpenDNS. Para isso, acesse o site:
E clique no link “Create account”, no canto superior direito. Depois disto, basta preencher os dados e avançar:
Na próxima tela, clique em “Computer”:
Ignore as instruções dadas pelo site, e avance novamente. A seguinte tela lhe será mostrada, no final:
Clique em “Open DNS Dashboard” para acessar o painel de configurações.
Dependendo da situação, você já tem uma conta e quer apenas fazer o login. Para isso, vá em “Sign in” na tela inicial do site, e insira seus dados na próxima tela:
A tela inicial do painel de configurações será carregada:
A seguir, clique na aba “Settings”, para criarmos as configurações iniciais de sua rede:
Veja que, no meu caso, a rede “Casa” já está criada; mas na sua conta certamente não há nenhuma rede adicionada. Vamos adicionar: digite seu IP (disponível no canto superior direito da tela, ou deixe o preenchimento automático) no campo “Add a netword”, e se você preencheu todos os dados da conta, poderá escolher a faixa de IPs da rede. No meu caso, selecione o padrão se você tem um IP somente, o /32:
Clicando no botão “Add this network”, aparecerá a seguinte tela:
Insira um nome para a rede, e se seu IP for dinâmico (Speedy, NET, e grande maioria dos serviços de Internet a cabo e DSL no Brasil), assinale a opção “Yes, its dynamic”. Clique em “Done”, e feito:
Não esqueça de verificar seu email e confirmar a adição da rede. Se seu IP for dinâmico, vá para a próxima página do tutorial. Senão, pule duas páginas.
Deixe seu comentário