Configurando o uso dos servidores no seu computador: Windows

Para usufruir todos os benefícios do OpenDNS, é necessário que você configure seu computador, para que ele resolva a o IP de cada página da Web a partir de servidores do OpenDNS: ou seja, cada vez que você digitar uma página da Web, este endereço, que normalmente vai para os [lentos]servidores de seu provedor, começará a passar pelos servidores do OpenDNS, e somente depois tais responderão a você com o número IP do respectivo servidor da página Web digitada, ou outro comportamento será dado – como uma página de que o site não está carregando, que não existe, que está bloqueado, ou que possivelmente é um ataque de phishing. Não se preocupe, embora deixe de usar os servidores DNS de seu provedor, este procedimento é perfeitamente legal.

Vamos configurar seu sistema então. No Windows, configurar o sistema para o uso do OpenDNS é um procedimento rápido e simples de ser feito. Basta acessar o menu iniciar, depois “Painel de Controle”:

chrome-linux11

Se o seu painel de controle estiver no modo de visão padrão da instalação do Windows, vá em “Conexões de rede e de Internet”:

chrome-linux12

A seguir, ou se você estiver usando o modo de exibição clássica do Painel de Controle, clique no ícone “Conexões de rede”:

chrome-linux13

Verifique qual conexão sua está ativa. Clique nela com o botão direito, e vá em “Propriedades”:

chrome-linux14

Surgirá a tela a seguir. E então, selecione o item “Protocolo TCP/IP”, na tela cima o último da lista, e a seguir clique no botão “Propriedades”:

chrome-linux16

Aparecerá a seguinte tela:

chrome-linux18

Logo no final dela, selecione o item “Usar os seguintes endereços de servidor DNS:”, e digite, em “Servidor DNS preferencial”, o seguinte:

208.67.222.222

E, em “Servidor DNS alternativo”:

208.67.220.220

Como na figura a seguir:

chrome-linux19

Dê OK na tela, e prontinho. No Windows Vista e 7, a coisa muda um pouco de cenário, mas nada muito dramático. Obrigado ao Marcos Elias Picão por gentilmente ceder as telas tiradas em seu Windows 7, que explico a seguir.

Da mesma forma que no Windows XP, vá até o menu Iniciar, e clique em “Painel de Controle”:

img0

No Painel de Controle, em “Rede e Internet”, clique em “Exibir o status e as tarefas da rede”:

img1

No lado esquerdo da tela, clique em “Alterar as configurações do adaptador”:

img2

Verifique qual conexão está ativa. Clique no botão direito dela, e vá em “Propriedades”:

img3

Aparecerá a tela abaixo. Selecione “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)”, e clique no botão “Propriedades”:

img4

Logo no final dela, selecione o item “Usar os seguintes endereços de servidor DNS:”, e digite, em “Servidor DNS preferencial”, o seguinte:

208.67.222.222

E, em “Servidor DNS alternativo”:

208.67.220.220

Como na figura a seguir:

img5

OK na tela, e prontinho. Você também pode acessar a tela acima, no Painel de Controle, clicando no link desejado da seção “Exibir redes ativas”, na coluna direita:

maisuma7

Será apresentada a tela abaixo. Clique em “Propriedades”, e você chegará a um dos passos já tratados.

maisuma7-2

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X