Logo ao lado da aba “Settings”, temos o “Stats”. A partir daqui, você poderá acessar vários tipos de estatísticas relativas ao uso de usa Internet:
E, na aba ao lado, temos o “Shortcuts”. Como comentado na página anterior, depois de ativado nas configurações, permite a configuração de atalhos para alguns sites, como ao digitar “goo” na barra de endereços, ser redirecionado para o google.com. Você pode configurar à sua maneira; basta digitar o atalho desejado, o domínio e clicar em “Create Shortcut”:
Não se esqueça que todas as alterações feitas no OpenDNS levam aproximadamente 3 minutos para terem o efeito aplicado.
Conclusão
O OpenDNS é o serviço de DNS alternativo mais popular atualmente, oferecendo uma resolução de endereços DNS rápida e confiável, deixando a navegação de muitas pessoas, incluindo os brasileiros com seus provedores, uma navegação mais rápida e menos suscetível a erros de servidores.
Entretanto, pouca gente conhece os outros serviços complementares da OpenDNS, e menos gente ainda realmente usa tais ferramentas. E dentre elas, destaca-se a filtragem de domínios: um cidadão que tem uma rede em casa ou no escritório, ou possui vários familiares utilizando seu PC, e quer bloquear sites pornográficos ou de violência explícita, por exemplo, ao invés de passar horas frente ao PC, configurando regras e blacklists, passa alguns minutos apenas para configurar o OpenDNS, tendo de quebra outros vários recursos à sua mão. Isso sem bastar a amigável e prática interface de configuração via Web.
Agora você me pergunta: e o Google Public DNS? Pois bem, este só oferece a resolução dos nomes, não possuindo todas essas diversas vantagens e ferramentas disponíveis através do OpenDNS, além do segundo ser um serviço que amadureceu muito com o tempo. Isso pelo menos por enquanto. E mesmo se o Google oferecesse, não sei se iria querer: além de busca, e-mail, navegador, documentos, mensagens instantâneas, etc, estaria entregando ao Google informações sobre tudo, absolutamente tudo que acesso, e nas mãos de uma empresa só. Mas isso é assunto para outro artigo 🙂
Vale lembrar que estes são os serviços gratuitos, oferecidos pela OpenDNS a usuários domésticos (em teoria). A empresa possui uma gama muito maior de recursos para fins corporativos e em escala maior.
E se caso queira configurar o OpenDNS diretamente em seu roteador, ou quer tirar dúvidas, pesquise por seu modelo em (inglês, e é necessário estar logado):
https://store.opendns.com/setup/router/
Para verificar o status dos servidores da OpenDNS, acesse:
Bom, espero que este tutorial lhe tenha sido útil. Boa diversão!
Deixe seu comentário