Instalando o NX Server

Assim como o VMware, o NX Server é um produto comercial, desenvolvido pela http://www.nomachine.com como uma solução para redes com terminais leves.

Originalmente, o servidor era pago e o cliente ficava disponível para download gratuito. Mas, assim como o VMware, a partir de um certo ponto a NoMachine resolveu oferecer uma versão gratuita também do servidor, como uma forma de aumentar sua participação no mercado e assim ganhar espaço para vender suas soluções corporativas. Para nós isso é ótimo, pois você pode usar a versão básica do NX gratuitamente, em todas as máquinas onde ele for útil e pagar pelas soluções apenas onde existir um benefício tangível.

Para os mais puristas, existe também a opção de usar o FreeNX (disponível no http://freenx.berlios.de/), que é uma versão 100% open-source do servidor NX, que combina as bibliotecas open-source distribuídas pela NoMachine e um conjunto de scripts. Atualmente, não existe muita vantagem em usar o FreeNX, já que temos a versão gratuita do NX Serve, que é bem mais acabada e mais fácil de instalar, mas ele já foi a versão mais usada.

Para instalar a versão gratuita do NX Server, baixe os pacotes do “NX Free Edition for Linux”, “NX Node” e “NX Client” no http://www.nomachine.com/download.php.

É necessário baixar os três pacotes, pois o servidor depende dos outros dois para funcionar. Estão disponíveis versões em .rpm, .deb e também um pacote genérico, em .tar.gz, que pode ser usado no Slackware e outras distribuições.

12c2ae65

Ao instalar, comece instalando o cliente, seguido pelo NX Node, deixando o servidor por último, como em:

# dpkg -i nxclient_3.2.0-9_i386.deb
# dpkg -i nxnode_3.2.0-5_i386.deb
# dpkg -i nxserver_3.2.0-7_i386.deb

Ao instalar a versão .tar.gz, copie os arquivos para o diretório “/usr” e descompacte-os a partir daí, (criando a pasta /usr/NX), como em:

# cp -a nx*.tar.gz /usr
# cd /usr
# tar -zxvf nxclient-3.2.0-9.i386.tar.gz
# tar -zxvf nxnode-3.2.0-5.i386.tar.gz
# tar -zxvf nxserver-3.2.0-7.i386.tar.gz

Em seguida, execute os dois scripts que concluem a instalação (eles são executados automaticamente ao instalar a partir dos pacotes .deb ou .rpm):

# /usr/NX/scripts/setup/nxnode –install
# /usr/NX/scripts/setup/nxserver –install

Não é necessário compilar nada pois, apesar da extensão, os pacotes contém os binários já compilados e não código fonte.

Nas estações, você precisa instalar apenas o pacote “nxclient”, que possui versões para Linux, Windows, OSX e até Solaris.

O servidor NX utiliza o SSH como meio de transporte, por isso, para utilizá-lo é necessário que o servidor SSH esteja ativo. É justamente devido à necessidade do servidor SSH e do servidor X que o servidor NX roda apenas sobre o Linux e Solaris. Você pode se conectar ao servidor a partir das estações Windows, mas não rodar o servidor NX sobre elas. Pessoalmente eu não considero esta uma grande limitação, pois o XP e o Vista podem ser acessados remotamente via RDP, como comentei anteriormente.

Uma vez instalado, o servidor NX permite que você se conecte usando qualquer login de usuário disponível no servidor (com exceção do root). Se você quer dar acesso a alguém, basta criar uma nova conta, usando o “adduser”.

m22c7f2b7

Por padrão, o servidor NX é inicializado automaticamente durante o boot, junto com o servidor SSH. Caso queira desativá-lo temporariamente, use o comando “/usr/NX/bin/nxserver –stop” e, para inicializá-lo novamente, use o “/usr/NX/bin/nxserver –start”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X