Duplicando (copiando) objetos

Para duplicar objetos no Blender, basta :

1) Selecionar o objeto.

2) Pressionar Shift + D, ou seja, clicar no Shift e sem solta – lo pressionar o D. Depois de clicar no D você poderá (deverá) soltar as teclas. O objeto ficará com as linhas brancas margeando – o, isso é a evid?ncia de que o comando foi ativado.

3) Uma vez que ele foi ativado, o objeto será agarrado pela seta. Basta mover o mouse e escolher o ponto que desejar travar o objeto.

4) Assim que achar o ponto, clique no botão esquerdo do mouse que o objeto será travado no local que você escolheu.

Obs.: A linguagem das figuras foi alterada para “Clica no botão direito do mouse” ao invés de “Agora clique no botão direito do mouse”, com o intuito de facilitar o seu estudo. Assim, ao fazer os passos você usará uma linguagem direta com a sua mente, com o mínimo de palavras, afinal, quando conversamos conosco dispensamos formalidades.

O comando é muito parecido com o Grab em sua lógica, a única diferença é que em vez de G você pressiona Shift + D.

Quer dizer que eu posso deslocar pelos eixos com um valor definido também?

Isso mesmo ! É possível fazer o que fazemos no Grab. Deslocar o objeto copiado seguindo um eixo e setando um valor para esse deslocamento.

1) Selecione o objeto.

2) Pressione Shift + D, soltando – os em seguida e tomando o cuidado de ver se o objeto ficou margeado por linhas brancas.

3) Pressione a tecla referente ao eixo que deseja travar o deslocamento, nesse caso o Y. Veja se aparece o “espeto”.

4) Digite o valor desejado, nesse caso 3, seguido do Enter para travar o objeto no ponto.

Obs.: Você pode colocar valores negativos como -3, 3- ou mesmo valores quebrados como 2.5, 3.454455, 1.1 etc. Ao colocar valores quebrados cuide para usar o ponto (.) ao invés da vírgula (,). Se você digitar 2,5 o Blender vai ignorar a vírgula e o valor passado será 25.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X