Blender 3D: o que é e o que faz

Segundo BRITO (2010 p. 15), Blender é um software de modelagem e animação 3D de código aberto. Ele está sob a licença GNU-GPL, que permite a qualquer pessoa ter acesso ao código-fonte do programa para que possa fazer melhorias, contanto que disponibilize tais melhorias à comunidade.

Para faciliar as coisas, vamos pensar nos editores. Temos editores de textos como o Libre Office, que nos permite dentre outras coisas, escrever textos, formatar esses textos, alterar as cores das letras, seus tamanhos, ordem de escrita, inserir imagens, rotacionar e redimensionar objetos, importar tabelas e até outros arquivos para dentro do documento.

Com os editores de imagens acontece a mesma situação. Nós criamos imagens, alteramos imagens prontas, mudamos cores, inserimos textos, importamos alguns tipos de arquivo externos, mudamos as dimensões, rotação e assim por diante.

O Blender é uma espécie de editor 3-D. Nele nós criamos cenas, objetos, alteramos as propriedades desse objeto, como as cores, dimensões, rotação. Importamos uma série de arquivos externos, escrevemos textos em 3-D dentre outras inúmeras possibilidades.

Existem uma série de características interessantes e de coisas bacanas que podem ser executadas no Blender.

Obs.: Todos os exemplos mostrados a seguir foram feitos pelo criador desse material. No site do Blender e outros especializados no assunto contém efeitos mais sofisticados e que exemplificam mais amplamente o uso das ferramentas. Imagens com maior qualidade e alguns vídeos podem ser encontrados no site < www.ciceromoraes.com.br >.

Modelagem

Modelagem no Blender 3D

Funciona como uma ferramenta de modelagem para propósitos gerais. Seja na criação de maquetes, ambientes internos, mascotes, humanóides e até objetos mecânicos.

Animação

Animação no Blender 3D

Desde animações simples, como deslocamento e rotações, até a articulação de personagens e simulações de fluídos, tecidos, corpos rígidos e etc.

Simulação de pêlos e cabelo

Simulação de pêlos e cabelo no Blender 3D

A imagem acima mostra uma esfera partículas tipo Hair, ou seja, cabelo. Foi ativado o Hair Dynamics, que possibilita dar movimento aos fios quando o corpo principal (esfera) é animada.

Uma característica interessante do Hair no Blender é que você pode penteá-lo em tempo real. Isso mesmo! Você conta com ferramentas que além de pentear os cabelos virtuais, também os enrola, corta e faz crescer. É como ser um cabeleireiro com poderes extras.

A partícula Hair pode ser usada também para simular grama e mesmo reagir com outros elementos, como vento, personagens caminhando ou corpos rígidos que eventualmente colidirão com ela.

Simulação de tecidos

Simulação de tecidos no Blender 3D

Permite simular toda a sorte de tecidos, como algodão, cotton, couro e afins.

Na imagem acima o modificador de tecido ou Clothe, como é conhecido, foi combinado com o Hair, para criar o efeito de couro com lã.

Simulação de tecidos no Blender 3D

Quando visto de perto, podemos atestar a qualidade do efeito criado com a lã e sua deformação combinada com a do tecido.

Os cálculos de deformação do tecido, bem como dos outros modificadores semelhantes são feitos automaticamente. No caso acima, foi colocada uma esfera que levanta o tecido pelo meio.

O tecido também poderá reagir com forças externas, como o vento. é muito fácil criar, por exemplo, aquele efeito de bandeira tremulando ao vento, tão solicitado em materiais de publicidade.

Simulação de fluídos

Simulação de fluídos no Blender 3D

Através do modificador Fluid você poderá simular líquidos como água, mel e óleo (pré-configurados) e outros mediante a alteração da configuração dos dados do fluído.

Outros simuladores e modificadores

Outros simuladores e modificadores no Blender 3D

O Blender ainda conta com simuladores específicos de fumaça e gases, explosão, corpos rígidos (tijolos, dominós), corpos flexíveis (borracha), turbulência, magnetismo e afins.

Cruzando-se um efeito com outro, como por exemplo, o Explode com o Smoke pode se chegar a resultados surpreendentes. A necessidade e a criatividade são os dois motores básicos de um trabalho bem feito.

Motor de Jogos (Game Engine)

Motor de Jogos (Game Engine) no Blender 3D

O Game Engine é um módulo do Blender que permite a criação de jogos e aplicações 3-D interativas.

Com ele podem ser feitos jogos de naves, de tiros em primeira pessoa, RPGs e afins. Como ilustrado acima, pode ser usado para apresentações em tempo real na área de arquitetura, tanto em ambientes internos decorados como para fachadas e grandes empreendimentos.

Como o Blender 2.5x ainda está sendo desenvolvido, ainda é cedo para tratar de assuntos como interoperabilidade (importers & exporters) e Python script, duas outras características marcantes do programa.

Felizmente existem muitas ferramentas que por sí só garantem a possibilidade de execução de bons trabalhos e diversão garantida.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X