Diferentemente de um desktop, onde você pode solucionar problemas simplesmente na base da tentativa e erro, trocando peças até descobrir qual é o culpado, nos notebooks isto nem sempre é possível, já que a maior parte dos componentes são diretamente integrados à placa mãe e você dificilmente terá um LCD ou outra fonte de alimentação compatíveis para testar, por exemplo.
Na maior parte dos casos, você precisa identificar o problema e certificar-se de o componentes X precisa mesmo ser substituído, para só então encomendar a peça de reposição e poder fazer o conserto. Um erro de diagnóstico pode sair muito caro, levando-o à compra de uma nova placa mãe quando o defeito era em um dos cabos flat, por exemplo.
Este tutorial é um guia rápido de como localizar defeitos ao dar manutenção em notebooks e assim descobrir qual componente precisa ser reparado ou substituído.
Ele é uma continuação dos meus três tutoriais anteriores sobre manutenção de notebooks, por isso antes de continuar certifique-se de lê-los 🙂
- Manutenção de notebooks, parte1: Desmontando um Toshiba A70
- Manutenção de notebooks, parte 2: Desmontando o HP NX6110
- Manutenção de notebooks, parte 3: Manutenção de telas de LCD
Leia também:
Vamos aos defeitos:
Deixe seu comentário