Notebook não conecta no Wi-Fi, como resolver? [VÍDEO]

Por: Acer
Notebook não conecta no Wi-Fi, como resolver? [VÍDEO]

A rede Wi-Fi (Wireless Fidelity) é usada com mais frequência para conexão sem fio à Internet e dispositivos móveis. A Wi-Fi Alliance é quase um monopólio em sua indústria. A universalidade desta solução minimiza os problemas de compatibilidade e permite um maior desenvolvimento dinâmico da tecnologia atualmente operando em três faixas – 2,4 GHz, 5 GHz e WiFi 6 GHz . Infelizmente muitas pessoas se deparam com alguns problemas em dado momento com o funcionamento da conexão Wi-Fi, o mais comum deles é na impossibilidade de realizar a conexão em notebooks.

Neste artigo vamos falar sobre como você pode resolver essa questão da impossibilidade da conexão do Wi-Fi no notebook. Mas antes de tratar da solução vamos falar sobre o que pode estar causando esssa impossibilidade da conexão Wi-Fi no dispositivo.

Se o seu notebook está funcionando normalmente, tem o suporte ao Wi-Fi e você está numa área em que pontos de acesso estão disponíveis, a conexão deveria acontecer sem maiores problemas, seguindo a clássica ação de clicar sobre o ícone do Wi-Fi na barra de tarefas do Windows e selecionar a rede que será conectada. Caso você não esteja conseguindo realizar a conexã,  os principais candidatos que podem estar atuando como impedititvos são os seguintes: driver não instalado, placa de rede desativada e Wi-Fi desativado através da tecla FN no teclado. Em alguns notebooks mais antigos é possível até que o aparelho tenha uma chave física para a ativação do Wi-Fi, se ela estiver na posção desligada o notebook não conseguirá buscar e se conectar aos pontos de acesso.

Há também uma simples possibilidade de ajuste de alinhamento de ícones que pode levar você a acreditar que o notebook não está conseguindo encontrar as redes disponíveis sendo que a busca está ativa, porém o ícone está oculto. Caso o ícone que representa que o Wi-Fi está em funcionamento não esteja aparecendo na barra de tarefas do Windows 10, clique sobre a seta para cima para que todos os ícones ocultos sejam exibidos. O ícone do Wi-Fi apareceu normalmente? Bom, então ele estava oculto, vamos então deixa-lo permanentemente visível. Para isso siga os seguintes passos:

  1. Clique com o botão direito na barra de tarefas;
  2. Selecione “Configurações da Barra de Tarefas”;
  3. Role a página, na seção “Área de Notificação”  clique na opção “Selecione os ícones que devem aparecer na barra de tarefas”
  4. Na área rede, deixe ativo;
  5. Pronto, o ícone de rede ficará ativo na área principal da barra de tarefas.

Wi-Fi desabilitado via FN

Pode ser que o seu problema era só esse, mas caso não tenha sido resolvido, a busca e conexão Wi-Fi continua não valendo, teremos que passar por outros pontos. O principal, no caso do notebooks, costuma ser um bloqueio do funcionamento do Wi-Fi que foi colocado em ação através de uma combinação de teclas em que o FN está envolvido. O processo pode ser revertido, com a mesma combinação de teclas.

Para reverter o processo é bem simples. Você manterá a tecla FN pressionada e em conjunto irá apertar a tecla na primeira sessão do teclado correspondente a ativação da rede. Por exemplo, em alguns notebooks essa tecla auxiliar costuma ser o F4 (repare que além da inscrição F4 há um desempenho que simboliza rede). Portanto, a combinação seria: FN+F4. Automaticamente seu notebook voltará a listar os pontos de acesso disponíveis e você poderá realizar a conexão. Essa tecla auxliar também pode ser F2, F11, F12.

Placa de rede pode estar desativada ou os drivers não instalados

A incapacidade da conexão do Wi-Fi no notebook também pode estar relacionado com o fato da placa de rede estar desabilitada ou os drivers não instalados. Pode acontecer que o driver da conexão cabeada esteja instalado, mas não o do Wi-Fi.

Você pode verificar se driver está instalado utilizando o “Gerenciador de dispositivos” do Windows. Para isso, clique com botão direito do mouse no menu iniciar e em seguida em “Gerenciador de Dispositivos”, selecione o item Adaptadores de rede, e verifique tudo que foi listado. Um ícone de exclamação simboliza algum problema com o driver. Você pode tentar resolver pela própria busca do Windows, clicando com o botão direito sobre o driver Wi-Fi e em seguina na opção “pesquisar drivers automaticamente”.

A sua placa de rede também pode estar desabilitada. O processo de ativação é bem fácil. Clique com o botão direito sobre o ícone da rede na barra de tarefas e em seguida na opção “Abrir configurações de Rede e Internet”. Em seguida, selecione o link “alterar opções do adaptador”, na janela seguinte que é mostrada  você verá o ícone de conexão sem fio (por exemplo, aquele chamado  Wi-Fi ), clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção ativar no menu de contexto. Se tudo correr bem, em alguns segundos, o Windows será capaz de reativar a rede sem fio e se conectar a ela automaticamente.

Sobre o Autor

Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas. Com cerca de 7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente há 11 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores, projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X