Características básicas

O teclado é uma das áreas em que as aparências enganam. À primeira vista, o teclado menor do E71 dá a impressão de ser menos confortável que o do E62, E61 e E61i, já que é menor e tem duas teclas a menos (a tecla Shift direita foi removida e a tecla Ctrl foi combinada com a tecla Car). Entretanto, a idéia inicial cai por terra assim que você tem a oportunidade de realmente usá-lo por algum tempo.

239a4754

As teclas são mais macias e têm um feedback tátil melhor. O fato do teclado ser um pouco menor acaba, na verdade, ajudando em vez de atrapalhar pois seus dedos precisam percorrer uma distância menor. Naturalmente, este é um ponto de debate, já que quem tem as mãos muito grandes provavelmente preferirá o teclado maior do E61. Entretanto, para a maioria, o teclado o E71 acaba sendo mais confortável.

Apesar disso, nem tudo são flores. A posição de algumas teclas é diferente, o que exige um pequeno período de adaptação até voltar à velocidade normal de digitação. A vírgula, por exemplo, passou a ser digitada com Shift-ponto e a tecla Shift direita foi removida, fazendo com que você precise digitar todas as maiúsculas com o polegar direito, ou usar dois toques (Shift > letra) para cada uma.

Mesmo com um teclado QWERTY, a entrada dos acentos reduz um pouco sua velocidade de digitação. Uma boa ajuda é o recurso de correção automática (configurado no “Configs. > Geral > Personalização > Idioma > Previsão de texto”), que permite que você digite a maioria das palavras sem os acentos, deixando que ele corrija automaticamente para você. Ele também tem suas desvantagens, entretanto, já que a exibição das sugestões de palavras enquanto está digitando pode ser incômoda. É uma questão de testar e ver até que ponto você se entende com ele:

30b727fe m1c87e0aa

Em vez de utilizar um cabo mini-USB tradicional no E71, a Nokia optou por migrar para o novo padrão micro-USB, o que contribuiu para a redução na espessura do aparelho:

65603f5a

Veja que a menor espessura do micro-USB permitiu que a Nokia encaixasse o conector entre os detalhes metálicos da tela e da tampa, o que não seria possível se fosse adotado um conector micro-USB.

No momento a escolha é ainda inconveniente, pois os cabos e acessórios micro-USB ainda são muito mais comuns, mas no futuro o micro-USB vai se tornar mais popular. Diferente do N85, que é carregado através da porta USB, o E71 ainda usa o conector de 2 mm separado, mas você pode carregar via USB usando o adaptador CA-100.

Embora o E71 use uma bateria de 1500 mAh (quase o dobro do 6120c), ela pode se esgotar rapidamente ao usar o GPS e o Wi-Fi, de forma que você acaba se acostumando a recarregá-la todas as noites, para não se arriscar a ficar sem carga no dia seguinte. Infelizmente, este é um problema que afeta todos os aparelhos atuais, um problema que tende a se intensificar no futuro, já que os aparelhos tendem a acumular cada vez mais funções.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X