Câmera e comunicação

Como câmera, o 6120c tem seus altos e baixos. Ele utiliza um sensor CMOS de 2.0 MP com foco fixo, o que resulta em fotos de qualidade mediana, na melhor das hipóteses.

Por outro lado, a câmera possui um botão dedicado, que a torna bastante prática de usar; basta sacar o smartphone e pressionar o botão. Por usar foco fixo, a câmera sempre bate a foto instantaneamente, diferente de modelos com foco automático onde ela fica alguns segundos focalizando antes de capturar a imagem. Isso faz com que, apesar das limitações, que o 6120c seja bem eficiente para tirar fotos casuais. Ele permite também capturar vídeos QVGA a 11 FPS e, graças ao plano de dados, você pode também publicar as fotos Share Online ou o Shozu (http://www.shozu.com), sem precisar do PC.

38eefe03

O 6120 não inclui o cliente SIP da Nokia (ele inclui os menus de configuração do SIP, mas sem o cliente elas não servem para nada), mas você pode usar o Fring (http://www.fring.com/) para as ligações VoIP. A qualidade das ligações no Skype-out não é das melhores, mas você pode utilizar também o Vono, ou qualquer outro serviço baseado no protocolo SIP. Isso permite compensar parte do gasto com o plano de dados, já que você pode economizar nas ligações.

Aproveite para instalar também o Palringo (http://palringo.com/), para poder usar também mensagens de texto. Por utilizar teclado numérico, o 6120 não é tão prático quanto o E62 par teclar, mas depois de se acostumar com o T9 e o sistema e escrita preditiva, você pode conseguir uma velocidade de digitação razoável.

O mesmo se aplica no caso dos e-mails, onde você pode escolher entre usar o cliente de e-mails padrão, baixando as mensagens via POP3 ou IMAP ou usar o Gmail (http://m.google.com/mail), que acaba sendo a escolha mais prática. Uma coisa que você perceberá logo ao abrí-lo pela primeira vez é que as fontes são bem maiores que em aparelhos com tela de orientação horizontal, como o E71 (você pode aumentar mais ainda mais nas configurações, mas não diminuir). Alguns gostam, já que o texto fica mais visível, mas outros detestam, já que fontes maiores significam menos texto exibido por tela. Além das opções básicas, o Gmail também permite exibir anexos, o que permite usá-lo como visualizador de documentos:

m139eada3 m798210c7

Dentro das configurações, marque as opções de tornar mais rápido o acesso aos marcadores (não se assuste com o aviso de que ele usa mais dados) e também a opção de usar conexões seguras, de forma a reforçar a segurança.

Concluindo, outra opção é usar o Mail for Exchange (http://www.businesssoftware.nokia.com/mail_for_exchange_downloads.php), que atualmente roda em todos os aparelhos com o S60 da Nokia. Ver um aparelho simples como o 6120 acessando servidores exchange e e-mails corporativos é realmente sinal dos tempos. 🙂

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X