O 6120c utiliza um processador Freescale MXC300 de 369 MHz, que é muito similar ao TI OMAP 2420 usado no Nokia N95, com a diferença de que não possui suporte 3D. Para ser sincero, o suporte a 3D não é tão importante quanto pode parecer, pois (por estar disponível apenas em alguns modelos) poucos jogos o utilizam. Um bom exemplo é o Snakes 3D que vem pré-instalado, que usa gráficos 3D renderizados via software, assim como diversos outros títulos.
A menos que você pretenda rodar o porte do Quake III para o S60 (http://koti.mbnet.fi/hinkka/), ele não vai fazer muita falta. O OMAP 2420 oferece pequenas vantagens em algumas outras operações (você pode assistir vídeos no MobiTubia enquanto eles estão sendo baixados, por exemplo), mas no geral os dois processadores são mesmo quase equivalentes.
Do ponto de vista do desempenho, ele não deixa nada a desejar, com a interface respondendo bem e os aplicativos carregando quase que instantaneamente, uma diferença muito grande em relação a aparelhos antigos, como E62, por exemplo.
A grande limitação é a memória RAM. Diferente de quase todos os outros aparelhos atuais, que já utilizam 128 MB de RAM, o 6120c possui apenas 64 MB de RAM, com 20 MB livres após o boot. Isso limita o uso de alguns programas mais pesados (como por exemplo o Sports Tracker, que trava por falta de memória após algum tempo de uso) e faz com que você passe logo a receber mensagens de memória cheia ao abrir muitos programas de uma vez. Para evitar isso, o melhor é se acostumar a fechar os aplicativos após o uso, em vez de colocá-los em background.
Um dos problemas em colocar um processador rápido em um smartphone compacto é que a autonomia da bateria acaba não sendo das melhores. O 6120c usa uma bateria de 860 mAh, que se esgota rapidamente ao usar aplicativos que transmitem um grande volume de dados, ou ao assistir vídeos. Para uso normal, ou seja, fazer algumas ligações, rodar aplicativos leves e ouvir uma ou duas horas de música por dia, a bateria vai durar em média dois dias. Entretanto, para uso intensivo, acaba sendo necessário carregar todos os dias. Um amenizante é que a bateria é completamente carregada em pouco menos de duas horas (se você carregar enquanto o medidor ainda apresentar dois riscos, o tempo cai para cerca de uma hora) e é facilmente substituível, permitindo que você carregue uma bateria extra.
O firmware original do 6120c não oferecia suporte a SDHC, caindo no elementar problema da falta de suporte à cartões de 2 GB. Entretanto, a Nokia se apressou em atualizar a imagem, de forma que as versões vendidas no Brasil já suportam cartões de maior capacidade. Se por acaso você tiver um aparelho antigo, basta atualizar o firmware usando o Software Updater.
Com isso, você pode perfeitamente investir em um cartão de 8 GB e ter a mesma capacidade de armazenamento de um iPhone 3G ou de um Nokia N95 8GB gastando muito menos. De quebra, você ganha também a possibilidade de usar o 6120c como pendrive, carregando apenas um cabo mini-USB. O cartão microSD é instalado através de um conector lateral, com suporte a hot-swap, o que permite também que você use mais de um cartão, alternando entre eles.
Por suportar HSDPA e (como em outros aparelhos da Nokia) ser extremamente simples de usar como modem, o 6120c é também um bom substituto para os modems USB, já que (desconsiderando os descontos e variações dos planos) custa quase o mesmo que eles e oferece muito mais funções. Usando um 6120c e um plano de dados ilimitado, você pode usá-lo como modem USB (ou Bluetooth) para acessar a web e, no resto do tempo, usá-lo como smartphone para acessar os e-mails e outras tarefas. Por ser leve (apenas 89 gramas), ele é também uma boa opção para quem está considerando usar dois aparelhos, um para voz e outros para dados.
Uma dica caso pretenda usá-lo como modem para o laptop é comprar um adaptador CA-100 (US$ 3 na dealextreme, ou US$ 4 no Ebay), que permite carregá-lo usando a porta USB, sem precisar levar o carregador de tomada.
Como o 6120c não possui suporte a Wi-Fi (já seria pedir demais), ele não é uma opção se você não pretende assinar um plano de dados, já que sem dados e sem Wi-Fi, você ficaria sem acesso a todas as funções interessantes. Nesse caso, a opção mais próxima em termos de preço e características seria o E51, que além do Wi-Fi, inclui o dobro de memória e um conjunto maior de aplicativos. Investindo um pouco mais você poderia ir direto para o E71, que supera ambos por uma boa margem em quase todas as áreas.
Deixe seu comentário