Bluetooth no Mandriva

O Mandriva oferece suporte a transmissores Bluetooth “out-of-the-box”. Entretanto, os pacotes “kdebluetooth4” (ou “kdebluetooth” no caso do Mandriva 2008.1, que usa o KDE 3) e “bluez-utils” não são instalados por padrão. Para instalá-los, acesse a opção “Hardware > Visualizar e configurar hardware” do mcc, para que o sistema detecte o adaptador Bluetooth e se ofereça para instalar os pacotes automaticamente. Como de praxe, você pode também instalá-los manualmente usando o urpmi, via terminal.

4630c470

A partir daí, abra o “kbluetooth4” para ativar o gerenciador. O primeiro passo é clicar com o botão direito sobre o ícone ao lado do relógio e acessar a opção “Bluetooth Adapters”, para definir o nome do seu PC na piconet. Configure o modo como “connectable” e a classe como “desktop” ou “laptop”:

m490a4a55

Para fazer o pairing com o seu smartphone, use a opção para adicionar um novo dispositivo pareado (no smartphone), deixe que ele faça a varredura em busca de dispositivos disponíveis e selecione a entrada referente ao PC.

Ele pedirá que você digite uma passphrase, que você mesmo escolhe. Assim que ela é digitada no smartphone, é aberta uma janela de confirmação no PC, pedindo que você digite a mesma passphrase, de forma a confirmar a conexão e ativar o pairing. A partir daí, você pode transferir arquivos e usar as demais funções do gerenciador.

m620001c9

Para conectar um mouse Bluetooth, use a opção “Device Manager > New” do gerenciador, mantendo o filtro como “Keyboard/Mouse”. Se, por acaso, o mouse não for encontrado pela varredura, ainda resta a opção de fazer a conexão manualmente, executando (como root) o comando “hidd –connect”, seguido pelo endereço do dispositivo (que vem geralmente decalcado em uma etiqueta colada na parte inferior do mouse), como em:

# hidd –connect 00:07:61:62:cb:bb

Nesse caso, você não precisa executar os comandos “/etc/init.d/bluetooth start” e “hciconfig hci0 up” (os tradicionais comandos manuais para ativar o transmissor) antes de executar o comando de conexão, pois o transmissor Bluetooth já estará ativado.

Uma observação importante é que, por ser baseado no KDE 4, o Mandriva 2009 em diante inclui o KBluetooth4, e não o Kbluetoothd, que é usado nas distribuições com o KDE 3. O Kbluetooth4 é um aplicativo escrito do zero, que ainda não oferece todas as funções do antigo Kbluetoothd, mas tende a melhorar com o tempo.

No KDE 4.2 ele ainda está bastante incompleto (sem oferecer as opções de visualizar e transferir arquivos usando o Obex-FTP que estavam disponíveis no KDE 3.5, por exemplo), mas as funções perdidas devem ser reincorporadas nas próximas versões.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X