Tutorial do Mandriva, parte 3

Por: Julio Cesar Bessa Monqueiro

Clique aqui para ler a segunda parte

A seção “Compartilhamento de rede” concentra as opções relacionadas ao acesso a compartilhamentos de rede e também ao compartilhamento de arquivos usando o Samba, NFS e WebDAV. As opções de acesso mostram uma lista com os compartilhamentos disponíveis na rede (você precisa apontar uma pasta onde cada um ficará disponível), enquanto as opções para criar compartilhamentos instalam os pacotes referentes aos servidores e automatizam a configuração.

O Mandriva não instala o servidor Samba por padrão, de forma que ao clicar no “Compartilhar drives e diretórios com sistemas Windows (SMB)”, o primeiro passo do assistente é instalar o pacote “samba” (o servidor Samba propriamente dito) e as suas dependências (que incluem pacotes como o “samba-common” e o “smbfs”). Em seguida, é aberto um assistente que confirma as opções básicas do servidor (se ele é um servidor de grupo de trabalho ou um PDC, qual o nome do servidor e o grupo de trabalho, e assim por diante).

Quando ele perguntar sobre o nível de segurança, responda “user” e preencha o campo de “hosts permitidos” com a faixa de endereços da sua rede, excluindo o último número, como em “192.168.1.” ou “10.0.0.”. Isso fará com que o servidor permita apenas os micros cujos endereços estiverem dentro da faixa especificada. Concluído o assistente, você tem acesso à interface para criar os compartilhamentos:

Também é possível configurar o Samba utilizando o wizard do KDE, disponível dentro do systemsettings, no “Avançados > Samba”. Este utilitário está disponível também em outras distribuições, já que faz parte do KDE e não do Mandriva.

Sobre o Autor