MCC: Configuração da rede

Como era de se esperar, a seção “Rede e Internet” agrupa as opções relacionadas à configuração da rede. Como você pode ver no screenshot a seguir, estão disponíveis opções para compartilhar a conexão (no caso de um PC com duas ou mais interfaces de rede), configurar uma VPN, utilizar um servidor proxy ou criar diferentes perfis de configuração. Temos também a opção “Definição de hosts”, que permite criar apelidos:

m2ff6e79c

A opção “Configurar uma nova interface de rede” inclui um wizard para configurar diversos tipos de conexão, incluindo conexões discadas, conexões via celular (onde você utiliza o celular ou smartphone como modem, usando tráfego do plano de dados), ISDN e outras. Mas, para configurar uma rede local, você pode ir direto na opção “Centro de Rede”, que permite configurar as interfaces disponíveis, sem rodeios:

7308ea16

Clicando na opção “Configurar” você tem acesso à configuração da rede, como de praxe. Uma dica é que, ao configurar a rede via DHCP, você pode definir um timeout para o servidor DHCP dentro das opções avançadas. Isso evita que o sistema fique aguardando a resposta do servidor DHCP quando o cabo de rede estiver desconectado, o que retarda o boot. Em situações normais, a resposta do servidor DHCP demora poucos milessegundos, de forma que um timeout de 2 segundos é mais do que suficiente:

m351fdce1

A configuração de endereço IP, máscara, gateway e DNS vale tanto para redes cabeadas quanto para redes wireless. A diferença é que, ao configurar uma rede wireless, você começa escolhendo o ponto de acesso e fornecendo a passphrase da rede, para só depois passar para a configuração de endereços.

Desde que a placa wireless tenha sido detectada pelo sistema (e o transmissor esteja ativado) ele mostrará as redes disponíveis, permitindo que você escolha a qual se conectar:

761c85fa

Na tela seguinte, indique o tipo de rede à qual está se conectando na opção “Modo de operação” (use “Gerenciado” para se conectar a uma rede em modo infra-estrutura, ou “ad-hoc” para se conectar a uma rede ponto a ponto) e, na opção “Chave criptográfica”, indique o sistema de criptografia usado na rede, seguido da passphrase de acesso.

Use a opção “Chave WPA pré-compartilhada” para se conectar a uma rede WPA-PSK, ou “WEP Restrito” para uma rede com WEP. Outra opção é usar a opção “Configurar uma nova interface de rede > Wireless”. Ela abre um wizard que mostra as mesmas opções na forma de uma série de perguntas:

9d8ad78

Se você precisar ativar a placa wireless usando o Ndiswrapper, comece instalando o pacote através do urpmi:

# urpmi ndiswrapper

Com ele instalado, use a opção “Utilizar driver do Windows (com ndiswrapper)” ao acessar o “Rede & Internet > Configurar uma nova interface de rede > Wireless” e indique a localização do arquivo .inf com o driver, que deve ter sido baixado previamente (lembre-se de que você pode extrair drivers do Windows disponibilizados na forma de arquivos .exe usando o comando “cabextract”, que é instalado através do pacote de mesmo nome).

Uma vez que o driver é carregado, o wizard continua, permitindo selecionar a rede, fornecer a passphrase e executar os demais passos da configuração:

m5615dfda

De volta ao menu principal, temos também o DrakGw que permite compartilhar a conexão. Ele é um assistente bastante simples, que verifica a configuração atual da rede (descobrindo qual é a interface de internet) e, em seguida, permite que você ajuste os endereços da interface de rede local, ativando o compartilhamento no final do processo.

Ao configurar a rede através do painel, as configurações são salvas em arquivos dentro do diretório “/etc/sysconfig/network-scripts/” (um para cada interface de rede). As configurações da eth0, por exemplo, vão dentro do arquivo “ifcfg-eth0”. Essa mesma organização é utilizada também em outras distribuições da família Red Hat, incluindo o Fedora e o CentOS.

Além de usar os utilitários de configuração, você pode também alterar a configuração da rede diretamente através deles. A configuração para uma placa configurada via DHCP seria:

DEVICE=eth0
BOOTPROTO=dhcp
NETMASK=255.255.255.0
ONBOOT=yes
METRIC=10

Ao configurar com IP estático, a configuração inclui as outras informações da rede:

DEVICE=eth0
BOOTPROTO=static
IPADDR=192.168.1.51
NETMASK=255.255.255.0
GATEWAY=192.168.1.1
ONBOOT=yes
METRIC=10
DNS1=208.67.222.222
DNS2=208.67.220.220

Ao editar o arquivo diretamente, reinicie a rede para que a configuração entre em vigor:

# service network restart

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X