Agora vou usar o Audacity, que é um editor de arquivos de áudio, e que também é bastante maduro e está disponível em todas as grandes distribuições Linux. Estou usando a versão 1.3.5 do Debian “Lenny”.
No Audacity, carregue o arquivo de som Ogg Vorbis. Você verá algo parecido com o que mostra a figura 10.
Figura 10: o áudio do loop, como exibido originalmente no Audacity
A primeira coisa que reparamos é que uma das faixas parece ter sido gravada em mono, e por isso aparece apenas na faixa esquerda do som estéreo. Isso pode ser muito irritante (dependendo de como o sistema de som do espectado esteja configurado), então vamos usar o filtro “Matrix MS” para converter a faixa para estéreo. O som obviamente continua sendo mono, mas vai sair pelas duas caixas. Para isso, é só selecionar a faixa inteira e usar o menu de “Efeitos”, selecionando o filtro “Matrix MS” (como na figura 11).
Figura 11: convertendo som mono em estéreo
Outra coisa que podemos observar é que o volume de cada faixa é diferente (a faixa “FERTCO” estava bem mais alta do que as faixas “Lexi” ou “Pandorama”). Não queremos que isso aconteça no nosso menu. Vamos usar a ferramenta “envelope” para colocarmos o som do jeito que queremos. Dê uma olhada na figura 12.
Figura 12: ajustando o envelope de áudio para modelar o som da maneira apropriada
Esse também é um bom momento para cuidarmos daquele atraso na hora da transição. Já é de se imaginar que a maioria dos players vá dar uma paradinha no fim do loop (necessária para voltar ao início do arquivo para repetir o vídeo). Isso pausa o vídeo e corta o áudio brevemente. A pequena pausa do vídeo não incomoda muito, mas o áudio sai de sincronia.
Uma coisa que ajuda é deixar esse pedaço sem som. Podemos fazer isso introduzindo um fade-out rápido no fim da faixa, e um fade-in no começo. Se o efeito for rápido o suficiente, você mal vai notar e a transição do loop vai ser suave. A figura 13 mostra o resultado do uso da ferramenta envelope para “espremer” o fim da faixa para produzir um rápido efeito de fade-in ou fade-out.
Figura 13: espremendo o começo de uma faixa de áudio para criar um rápido efeito de fade-in
Para completar, a faixa inteira está meio alta. O ideal para um menu é ter uma música discreta, até porque às vezes o menu fica repetindo direto (aposto que você já se irritou com DVDs que não seguem esse princípio). Portanto, vamos selecionar a faixa inteira e aplicar o filtro “Amplificar” do menu “Efeitos”.
Apesar do nome, “Amplificar” serve tanto para amplificar quanto para atenuar o som. Vamos deslizar a barrinha para -10 dB (decibéis) para que a faixa fique bem mais baixa (lembre-se de que os decibéis estão em uma escala logarítmica que faz uma aproximação da resposta dos seus ouvidos). Aplique a mudança e pronto, áudio editado.
Figura 14: reduzindo o volume geral
Salve um projeto do Audacity se tiver planos de voltar a mexer na faixa futuramente e exporte o resultado na forma de um arquivo Ogg Vorbis.
Figura 15: exportando o projeto do Audacity de volta para o formato do Ogg Vorbis
Deixe seu comentário