Ativando o Webmail

A opção “Web Manager > Sites > Nome do Site > User & Email” dentro do painel do usuário é usada também para criar contas de e-mail adicionais, nesse caso mantendo a opção “Administrator” desativada. Além de serem acessadas via POP3 ou IMAP, as contas de e-mail podem ser acessadas também através da pasta “webmail” dentro do domínio do site (via https).

O ISPConfig utiliza o Uebimiau como interface de e-mails. Ele é um pacote adicional, que está disponível no http://www.ispconfig.org/downloads.htm.

A instalação é bastante simples. Basta baixar o pacote .pkg e fazer a instalação (logado como administrador) através da opção “Management > Update Manager > Update”. Uma vez indicada localização do arquivo, a instalação é feita de forma automática:

index_html_1a2d52e2

Se você ativou o uso do MySQL ao criar a conta, o usuário pode criar as bases de dados através da opção “Web Manager > Sites > Nome do Site > Options > Databases > New”, o que permite que ele instale gestores de conteúdo, forums e outros sistemas diretamente, sem precisar da ajuda do administrador:

index_html_451f016b

Se você precisar de um controle mais granular das bases de dados, pode usar o phpMyAdmin. O pacote para a instalação no ISPConfig está disponível no http://pt.ispconfig.org/downloads.html e pode ser instalado da mesma forma que o Uebimiau.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X